O ex-prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales foi condenado à suspensão dos seus direitos políticos pelo prazo de 05 (cinco) anos. A decisão também proíbe Vagner de contratar com o Poder Público ou receber benefícios, incentivos fiscais e creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo mesmo prazo.
Apesar da vedação imposta pelo Tribunal de Justiça do Acre, portanto uma decisão de segunda instância, o governador Gladson Cameli (PP) já anunciou que acomodará Sales no primeiro escalão de seu governo, provavelmente na Secretaria Extraordinária de Articulação Política.
A decisão judicial foi revelada em 10 de janeiro pelo Ministério Público, que requereu ao juiz de Cruzeiro do Sul o imediato cumprimento da sentença.
Trata-se de uma condenação por improbidade administrativa referente ao não pagamento de dívida da prefeitura junto à Eletrobrás, durante os 8 anos, na qual, Vagner ficou à frente da prefeitura. Gerando uma dívida de aproximadamente 10 milhões de reais, que foi assumida pelo atual gestor.
Vagner através do seu exército de advogados já havia recorrido da decisão após a condenação, mas perdeu prazos e teve seu embargo recusado pelo Tribuna de Justiça em decisão de maio de 2018 da segunda câmara cível. A manifestação do MP ratifica a condenação.
Resta saber se Gladson Cameli ainda assim irá se render aos caprichos de Vagner, contrariando a decisão judicial.