O Santos inicia a semana de treinos nesta terça-feira. Após folgar na segunda-feira, o elenco se reapresenta pela manhã, no CT Rei Pelé. O técnico Pedro Caixinha aguarda por novidades sobre dois dos principais jogadores do elenco: Neymar e Soteldo.
A expectativa é de que o atacante venezuelano esteja à disposição para a partida contra o Bahia, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Os times se enfrentam no domingo, às 20h30 (de Brasília), na Vila Belmiro.
Soteldo foi poupado na derrota para o Vasco, na estreia do Brasileirão. O jogador apresentou desgaste após defender a seleção da Venezuela nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Além disso, o atleta se queixou de dores no músculo adutor da perna direita.
Existia a preocupação sobre o problema se agravar e causar uma lesão. O atacante tem feito trabalhos com a fisioterapia do clube desde quinta-feira, quando se reapresentou ao Peixe. Inicialmente, a situação de Soteldo não preocupa.
Já em relação a Neymar existe uma indefinição. Oficialmente, o clube divulgou que o craque está em transição física, com o objetivo de melhorar a recuperação e fortalecimento, evitando afastamentos maiores. O jogador está sendo reavaliado semanalmente para definir a progressão das atividades.
Neymar passou a última semana realizando trabalhos de fortalecimento muscular na academia do CT Rei Pelé. Mesmo sem “expediente” no Peixe, o meia-atacante seguiu com as atividades em casa, acompanhando pelo preparador físico Ricardo Rosa.
O camisa 10 chegou ao clube num contexto de um ano parado praticamente e “desesperado” para voltar a atuar em alto nível. Considerado um “fominha” do bem, o Santos entendeu e respeitou o momento do jogador e permitiu que atuasse em sequência. Naturalmente, houve sobrecarga.
Agora, quando enfim conseguir se recuperar do problema no músculo posterior da coxa esquerda, Neymar será recolocado no time de forma gradual, a fim de evitar novamente sobrecarregar seu corpo.
Por isso, existe a possibilidade do jogador ainda permanecer fora da equipe no duelo contra o Bahia. Desta forma, o retorno poderia ocorrer no duelo contra o Fluminense, no próximo dia 13, pela terceira rodada do Brasileirão.
Neymar irá completar, na quarta-feira, um mês sem atuar pelo Santos. A última vez em que esteve em campo foi em 2 de março, quando deixou as quartas de final do Campeonato Paulista contra o Red Bull Bragantino no segundo tempo.