Ícone do site O Juruá Em Tempo

Iapen se manifesta sobre morte de detento em presídio de Rio Branco: ‘Retornava para cela após banho de sol’

Após a morte do detento Aldair Feitosa da Silva, de 24 anos, que foi estrangulado e morto a golpes de uma faca improvisada na manhã desta terça-feira, 1º, no presídio Francisco de Oliveira Conde, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) informou que está prestando assistência à família do homem.

Em nota, o Iapen informou que “Aldair foi morto enquanto retornava para a cela, após o banho de sol. Os policiais de plantão perceberam a movimentação anormal e fizeram a intervenção”. (Leia a nota completa abaixo)

O preso acusado do crime, ainda de acordo com o Iapen, foi identificado e será encaminhado para a Delegacia de Flagrantes (Defla) para prestar depoimento.

Na nota, o Iapen esclarece, ainda, que durante o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na primeira ocorrência, foi identificado que um outro detento, José Gilberto Rocha dos Santos, estava com lesões, “e também foi atendido pela ambulância e levado para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde está recebendo toda a assistência necessária”. Ele se recusou a representar queixa-crime e afirmou que as lesões são resultado de uma queda dentro da cela.

Leia a nota na íntegra:

Nota pública sobre a morte de um preso no presídio de Rio Branco

O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa a morte do detento Aldair Feitosa da Silva, no Complexo Penitenciário de Rio Branco, nesta terça-feira, 1º.

Aldair foi morto enquanto retornava para a cela, após o banho de sol. Os policiais de plantão perceberam a movimentação anormal e fizeram a intervenção. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, quando chegou ao local, declarou o óbito. O Iapen aguarda pela perícia.

O preso acusado do crime foi identificado e será encaminhado para a Delegacia de Flagrantes para prestar depoimento.

O setor de Assistência Social do Iapen já está acompanhando e prestando toda assistência para a família.

O Iapen esclarece, ainda, que durante o atendimento do Samu na primeira ocorrência, foi identificado que o detento José Roberto Rocha dos Santos, estava com lesões, e também foi atendido pela ambulância e levado para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde está recebendo toda a assistência necessária. O detento se recusou a representar queixa-crime e afirmou que as lesões são resultado de uma queda dentro da cela.

Marcos Frank Costa
Presidente do Iapen

Sair da versão mobile