Às margens do Rio Moa, em Mâncio Lima, cidade do extremo oeste do Acre, cerca de 670 km distante da capital Rio Branco, na última semana, a comunidade indígena Nukini vivenciou um marco importante para a educação local: a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova Escola Indígena Pedro Antônio de Oliveira. A obra será realizada por meio de convênio entre o governo do Estado do Acre e a Prefeitura de Mâncio Lima.
A escola está localizada na Aldeia República e é a maior da região, atendendo atualmente cerca de 150 alunos. O acesso é exclusivamente fluvial, com uma viagem de aproximadamente seis horas de barco, subindo o rio a partir da cidade de Mâncio Lima.

A nova construção será estruturada para atender às práticas pedagógicas contextualizadas, com foco nas especificidades culturais da etnia Nukini. O espaço vai possibilitar o acesso à educação formal para crianças e jovens da comunidade, considerando seus valores, tradições e modos de vida, de acordo com as diretrizes de ensino para populações indígenas no estado.
O secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destaca os desafios logísticos envolvidos na construção da escola em uma área de difícil acesso, reforçando o papel fundamental da cooperação entre os entes públicos. “Realizar uma obra como essa, em uma região remota e com acesso exclusivamente fluvial, exige planejamento, esforço conjunto e sensibilidade. A parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Mâncio Lima tem sido essencial para viabilizar ações que atendam às necessidades reais das comunidades indígenas”, afirma.

Durante a cerimônia, o coordenador da Representação da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) no município, Alcione Benevides, destacou a importância do investimento. “A construção dessa escola é uma vitória coletiva. Ela representa mais do que paredes e salas de aula. É um espaço que vai abrigar sonhos, saberes e o futuro dos nossos jovens indígenas. Agradeço ao governador Gladson Camelí e ao secretário Aberson Carvalho pelo olhar sensível e pelos investimentos contínuos na educação de Mâncio Lima”, afirmou.
Ainda no evento, o prefeito Zé Luiz da Costa reforçou o compromisso da gestão municipal com a educação das comunidades indígenas. “Investir na educação indígena é valorizar a nossa história, é garantir oportunidades para todos e todas”, pontuou.
A assinatura da ordem de serviço contou também com a presença da vereadora Jaluza do Val e do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior.