O pesquisador Davi Friale afirmou que a queda de temperatura prevista para algumas regiões do Acre, a partir desta terça-feira (1), não impactará significativamente Cruzeiro do Sul, Tarauacá e outras cidades do Vale do Juruá.
Segundo Friale, essas áreas não serão atingidas pela friagem, a não ser por eventuais chuvas e uma leve diminuição da temperatura diurna, que será quase imperceptível.
Entretanto, ele alerta para a alta probabilidade de temporais, acompanhados de chuvas fortes, raios e ventos intensos. “Na terça-feira, o leste e o sul do Acre sentirão os primeiros efeitos, enquanto na quarta-feira, o fenômeno atingirá o centro do estado e o Vale do Juruá, podendo causar transtornos, como alagamento de ruas, transbordamento de córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra”, explicou.
A previsão indica que parte do primeiro dia de abril será quente, mas a partir da tarde, os ventos do sudeste, com rajadas entre 30 e 45 km/h, passarão a soprar em Rio Branco, Brasiléia e outras regiões do leste e sul do estado, marcando a chegada da primeira onda de frio polar do ano.
O frio será mais perceptível no amanhecer de quarta-feira (2), quando as temperaturas ficarão entre 18°C e 21°C em Rio Branco, Brasiléia e outras cidades afetadas. Durante o dia, a máxima não deve ultrapassar os 25°C, com sensação térmica abaixo de 22°C, mantendo o tempo nublado e ventilado.
Friale destaca que esta será apenas a primeira de várias friagens previstas para este ano no estado.