A Escola São José, uma das maiores de Cruzeiro do Sul, iniciou uma campanha de arrecadação de tênis para ajudar seus alunos a participarem dos Jogos Escolares 2025. A iniciativa surgiu após a diretora da escola, Rosa Mônica Souza da Silva, perceber que alguns estudantes estavam treinando descalços por não terem calçados adequados.
“Os jogos escolares estão chegando e no sábado nós tivemos uma seletiva de quem queria participar do atletismo lá no complexo. Tinha uns que estavam de chinelo e eu pensei que eles fossem colocar o tênis para começar a corrida. Aí eu perguntei: ‘cadê o seu tênis?’. Responderam: ‘ah, diretora, a minha mãe está esperando o Bolsa Família sair, quando sair ela vai comprar meu tênis’. Disse: ‘você vai correr como? Descalça’. Fiquei só olhando o outro, pergunte cadê o tênis? ‘Ah, diretora, eu tenho quase metade do dinheiro, estou vendendo um VIP à tarde, eu vendo e já estou com metade do dinheiro do meu tênis, mas eu posso correr, né?’ Eu disse que podia. Um correu que criou uma bolha debaixo do pé, mas venceu, foi classificado. Aí eu pensei: a gente tem que fazer alguma coisa para poder ajudar’”, relatou.
Com 1.225 alunos, a escola vai contar com 121 atletas na competição. Até o momento, 12 pares de tênis já foram doados, muitos pelos próprios estudantes. Os números mais pedidos são 36, 38, 40 e 42, mas qualquer tamanho será aceito.
Os interessados podem entregar os calçados diretamente na Escola São José, localizada no Morro da Glória. A campanha está aberta à participação de toda a comunidade.
A diretora afirma que, se a quantidade arrecadada for grande, as doações também beneficiarão outras escolas.
“Então a campanha foi pensada dessa forma, para poder ajudar os nossos atletas que não têm condição financeira para comprar um tênis e o que sobrar, porque eu tenho certeza que vai ser uma campanha magnífica, podemos ajudar outras escolas, incluindo a zona rural, porque a gente sabe que lá é que realmente está a carência. E aí a gente vai poder também ajudar outra escola doando a sobra de tênis”, concluiu.
A campanha reforça a solidariedade e busca garantir que todos os alunos possam competir com dignidade nos Jogos Escolares.