Ícone do site O Juruá Em Tempo

Declaração pré-preenchida é liberada; saiba como fazer online, pelo app ou baixando programa

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 já está liberada nos programa para computador e no aplicativo da Receita Federal. A modalidade facilita o processo da declaração e dá vantagem no recebimento de restituição.

O governo espera receber neste ano 46,2 milhões de declarações, sendo 57% delas na opção pré-preenchida. O prazo para enviar a declaração termina no dia 30 de maio.

Neste modelo, informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.

Com as informações computadas pela Receita, basta o contribuinte corrigir o que for necessário, preencher o que falta e enviar.

Como acessar a declaração pré-preenchida

Veja no quadro abaixo como localizar a pré-preenchida neste link nos diferentes meios de envio da declaração:

Instruções para localizar a pré-preenchida nos diferentes meios de envio da declaração

Como declarar seu Imposto de Renda

A declaração pré-preenchida pode ser acessada em qualquer uma das formas digitais disponíveis de envio da declaração. Você pode acessá-las nos links a seguir:

Vantagens da declaração pré-preenchida

Quando a declaração é complexa — com múltiplas fontes de renda, dependentes, deduções — utilizar a versão pré-preenchida auxilia a evitar erros.

“O modelo automatizado importa dados de rendimentos, bens, despesas médicas e outras informações enviadas por empresas, bancos e prestadores de serviço, o que aumenta a precisão e reduz o risco de inconsistências”, explica a sócia-diretora da Seteco Consultoria Contábil, Adriana Ruiz Alcazar.

A pré-preenchida reduz o risco de erros e omissões, além de chamar a atenção do contribuinte para informações que não estavam no radar, mas não pode ser tratada como um preenchimento completo e definitivo.

“A pré-preenchida pode não ser a melhor escolha quando o contribuinte possui rendimentos ou despesas que ainda não foram informados corretamente à Receita Federal por terceiros, como empregadores, bancos ou planos de saúde, o que pode gerar informações incompletas ou incorretas na declaração. Nesses casos, é necessário redobrar a atenção e revisar todos os dados antes de enviar, para evitar inconsistências ou a temida malha fina”, alerta Henrique Paslar, advogado e consultor tributarista do Abe Advogados.

Vale lembrar que utilizar o modelo pré-preenchido garante uma prioridade maior para receber sua restituição.

Como é a fila de prioridades para receber a restituição

Os parâmetros estão listados a seguir na ordem do mais ao menos prioritário:

Quem deve entregar a declaração do IR?

Sair da versão mobile