Um vigilante identificado inicialmente como Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos, foi morto a tiros ao trocar disparos com criminosos na madrugada desta segunda-feira (7), dentro da Escola Maria Raimunda Balbina, localizada na Rua Tião Natureza, no bairro Palheiral, na região da Baixada da Sobral. Durante o confronto, um dos bandidos, identificado como Leandro Mendes dos Santos, foi ferido com um tiro no pescoço.
Segundo informações repassadas, três criminosos pularam o muro pelos fundos e invadiram a escola pública com o objetivo de roubar a arma de fogo do vigilante. Ao perceber a ação criminosa pelas câmeras de monitoramento, o agente da empresa VIP reagiu e trocou tiros com os assaltantes.
Na troca de tiros, o vigilante Raimundo de Assis foi atingido e morreu no local. Um dos criminosos foi baleado no pescoço, ainda tentou fugir, mas caiu próximo ao muro ao tentar escapar. Dois comparsas conseguiram fugir ileso da troca de tiros.
Moradores da região ouviram os disparos e acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que esteve no local, atestou a morte do vigilante Raimundo e prestou os primeiros socorros ao criminoso Leandro, ferido com um tiro no pescoço. Após ser entubado e ter o quadro clínico estabilizado, ele foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco em estado grave.
Policiais militares do 1° Batalhão estiveram na escola e constataram que, devido à rápida reação do vigilante, a arma dele não foi levada e permaneceu próxima ao corpo. A área foi isolada para os trabalhos da perícia criminal.
Após os procedimentos de praxe, o corpo do vigilante foi removido e encaminhado à sede do Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos.
O caso está sob investigação da equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).