O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas e ventos fortes para todo o Acre, válido entre as 9h10 desta terça-feira, 1º, e 10h de quarta-feira, 2.
O aviso meteorológico classifica o grau de severidade como perigo potencial, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo alcançar até 50 mm ao longo do dia, além de rajadas de vento de 40 a 60 km/h.
O alerta aponta baixo risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. No entanto, as autoridades recomendam precaução, evitando abrigo sob árvores durante as rajadas de vento e o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Primeira friagem do ano está chegando
Além do alerta de temporais, o pesquisador Davi Friale anunciou a chegada da primeira onda de frio polar do ano, que deve atingir o Acre a partir da tarde desta terça-feira, 1º. Segundo ele, os ventos começam a soprar do sudeste com rajadas de até 45 km/h, caracterizando a primeira de uma série de friagens previstas para este ano.
Apesar do calor no início do dia, Friale alerta para a alta probabilidade de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, principalmente nas regiões leste e sul do estado.
O frio será mais perceptível na quarta-feira, 2, com mínimas entre 18ºC e 21ºC em Rio Branco, Brasiléia e municípios próximos. Durante o dia, o céu deve permanecer encoberto e ventilado, com máximas abaixo de 25ºC e sensação térmica inferior a 22ºC.
Já em Tarauacá e Cruzeiro do Sul, a friagem não deve ser sentida com tanta intensidade, limitando-se a chuvas e uma leve queda na temperatura diurna.