O governo do Acre adquiriu o drone Harpia, um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) de alto desempenho, para monitorar facções criminosas, combater queimadas e coibir a grilagem de terras no estado. Desenvolvido pela empresa brasileira ADTECH, o Harpia é o primeiro drone da categoria a ser reconhecido como Produto Estratégico de Defesa pelo Ministério da Defesa.
Com alcance de 218 km e câmeras eletro-ópticas e térmicas de alta resolução, o equipamento possibilita vigilância aérea detalhada e será utilizado no patrulhamento de fronteiras, operações de busca e salvamento e repressão ao tráfico de drogas. O sistema inovador de lançamento permite operações em diferentes tipos de terreno, sem necessidade de infraestrutura específica, e seu pouso ocorre por meio de paraquedas e airbag.
A compra foi realizada após uma visita técnica do secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, à sede da ADTECH e seu centro de treinamento. O drone será empregado em áreas estratégicas do estado, como o conjunto habitacional Cidade do Povo, onde um grupo criminoso teria imposto restrições a serviços essenciais, como entregas de água e gás.
Diante da situação, Gaia afirmou que medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança da população. “Estou reunido no Segundo Batalhão. Recebi esse bilhete, mas isso não vai acontecer em hipótese nenhuma. A população pode ficar tranquila. Vamos tomar a Cidade do Povo. Desde a semana passada, estamos com ações na localidade. Estava pacificado, chegamos a zerar os conflitos com ações sociais, como o Juntos pelo Acre”, declarou ao AC24horas.
Ele reforçou que as forças de segurança já estão agindo na região: “Desde a semana passada, temos feito ações lá dentro e não vamos parar. Já deu, estancou. Não entenderam o recado ainda”.
Moradores relatam que, com a ameaça de facções, muitos estão evitando sair de casa ou se deslocando a pé, enquanto comerciantes suspenderam entregas por medo de represálias. O governo do Acre garantiu que não permitirá que grupos criminosos controlem territórios e continuará ampliando as ações de segurança no estado.