Ícone do site O Juruá Em Tempo

Papa Francisco planeja primeira aparição pública após alta neste domingo; veja como será

papa Francisco acenará e dará sua bênção neste domingo (23), da janela do Hospital Gemelli, em Roma. Esta deve ser a primeira aparição pública do Pontífice desde sua internação em 14 de fevereiro, anunciou o Vaticano neste sábado (22).

“O papa Francisco planeja acenar e dar uma bênção do Hospital Agostino Gemelli, em Roma, no final do Angelus (oração semanal), que, como nas últimas semanas, será publicada por escrito”, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco, 88 anos, não conduz a oração do Angelus desde 9 de fevereiro. Desde então, faltou à cerimônia por cinco semanas consecutivas, algo sem precedentes desde sua eleição em março de 2013.

O Angelus é normalmente pronunciado publicamente todo domingo ao meio-dia pelo Papa, de uma janela do Palácio Apostólico com vista para a Praça de São Pedro, onde os fiéis se reúnem para vê-lo e ouvi-lo.

O anúncio de sua reaparição pública no domingo ocorre depois que o Vaticano relatou, nos últimos dias, melhorias na saúde do pontífice, após uma pneumonia dupla que levou à sua hospitalização em 14 de fevereiro e gerou temores de que sua vida estivesse em perigo.

“A melhora do estado clínico do Santo Padre está confirmada”, escreveu o Vaticano em seu último boletim médico publicado na quarta-feira.

pneumonia de Francisco não foi “eliminada”, mas agora está “sob controle”, informou a assessoria de imprensa do Vaticano.

“Reaprender a falar”

O papa Francisco deverá “reaprender a falar”, informou o cardeal Victor Manuel Fernández, chefe do escritório doutrinal do Vaticano, à imprensa europeia. A declaração foi feita na última sexta-feira (21), durante a apresentação de um livro de poesias, assinado pelo Pontífice.

De acordo com Fernández, Francisco encontra-se bem fisicamente. Contudo, a capacidade de fala do líder da Igreja Católica teria sido prejudicada pelo uso prolongado da terapia de oxigênio de alto fluxo.

— O papa está muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo resseca tudo. Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral está como antes — declarou.

•AFP

Sair da versão mobile