O Rio Acre amanheceu nesta quarta-feira, 26, medindo 12,25 metros em Rio Branco, conforme dados da Defesa Civil Municipal. Mesmo com um acumulado de 39,50 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o nível do manancial continuou em tendência de baixa.
Durante o dia anterior, a descida do nível foi constante. Às 6h da manhã da terça-feira, 25, o rio marcava 12,92 metros, caindo para 12,76 metros às 9h e para 12,66 metros ao meio-dia. No início da noite, às 18h, o nível já estava em 12,43 metros. Na medição das 21h, o manancial apresentou leve sinal de subida, chegando a 12,45m.
No entanto, com a nova medição desta quarta-feira, o manancial apresenta uma redução total de 67 centímetros em 24 horas.
Retorno das famílias para casa
Diante desse cenário, a Prefeitura de Rio Branco segue com os preparativos para o retorno das 547 pessoas que ainda estão abrigadas no Parque de Exposições Wildy Viana. A operação de retorno está prevista para começar na quinta-feira, 27, conforme informou o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Segundo ele, para garantir a segurança das famílias, o processo exige o cumprimento de pré-requisitos, como a estabilização do nível do rio, a limpeza das ruas e residências e vistorias prévias para garantir que as casas estejam em condições adequadas de moradia. A previsão é que essas etapas sejam concluídas até o fim da noite desta quarta-feira, permitindo a volta dos desabrigados no dia seguinte.
Previsões
Além disso, Falcão reforçou que não há indicativo de nova elevação do Rio Acre, pois toda a bacia do manancial está em situação de normalidade, com exceção do Riozinho do Rôla, que se mantém acima dos 15 metros.
O Rio Acre saiu da cota de transbordo de 14 metros na segunda-feira, 24, após atingir 43 bairros e 19 comunidades rurais. Durante a tarde do mesmo dia, o nível caiu mais 57 centímetros, saindo também da cota de alerta, que é de 13,50 metros.