A região do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Juruá, em Cruzeiro do Sul, vai receber um novo médico em abril para melhorar o atendimento de saúde. A contratação faz parte da ampliação do programa Mais Médicos, do governo federal.
De acordo com o Ministério da Saúde, o novo médico se formou no exterior e está terminando um curso preparatório antes de começar a trabalhar. Ele ajudará no atendimento de comunidades que mais precisam de cuidados médicos.
Atualmente, o Acre tem 247 vagas no programa Mais Médicos. Dessas, 220 já estão ocupadas e outras quatro estão sendo preenchidas. Os médicos atendem os 22 municípios do estado, beneficiando cerca de 492,5 mil pessoas.
O governo destacou que o programa prioriza áreas com maior necessidade. No Acre, 62 médicos atuam em cidades de altíssima vulnerabilidade, e outros 65 trabalham em locais de alta vulnerabilidade.
Além disso, o estado foi incluído no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, anunciado em março, que prevê a contratação de mais 12 profissionais. Eles atuarão em equipes de Saúde da Família.
O resultado do edital possui previsão para ser publicado no dia 8 de abril. No Acre, nove cidades terão contratações imediatas, enquanto 13 ficarão na lista de espera