O Governo Federal reconheceu oficialmente a situação de emergência no município de Tarauacá, em decorrência das graves inundações que afetaram a região. A Portaria nº 879/2025, assinada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira, 26.
No dia 16 de março, o município decretou estado de emergência devido aos danos provocados pelas cheias, classificadas como inundação gradual (código 1.2.1.0.0), de acordo com o Código Brasileiro de Desastres (COBRADE). Essa decisão possibilita que a prefeitura de Tarauacá tenha acesso a recursos federais para socorro, assistência humanitária e reconstrução das áreas afetadas.
Além de Tarauacá, outros nove municípios do Acre também tiveram a emergência reconhecida pelo Governo Federal nos últimos dias, são eles: Cruzeiro do Sul, Feijó, Rodrigues Alves, Rio Branco, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre e Santa Rosa do Purus.