O irlandês, que tinha câncer de próstata agressivo, morreu nas primeiras horas da manhã de quinta-feira.
Um comunicado da família disse: “É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Eddie Jordan OBE, ex-proprietário de equipe de Fórmula 1, comentarista de TV e empresário.
“Ele faleceu em paz com a família ao seu lado na Cidade do Cabo nas primeiras horas de 20 de março de 2025.”
Jordan, que era conhecido no mundo todo por seu caráter franco e travesso, alcançou um raro sucesso como dono de uma equipe independente.
Sua equipe, que estreou em 1991, venceu quatro grandes prêmios em seus 15 anos no esporte e disputou brevemente o campeonato de pilotos em 1999, antes de sofrer com o declínio da sorte e ser vendida em 2005.
Mais tarde, Jordan se tornou um comentarista de televisão, primeiro para a BBC Sport e depois para o Channel 4, onde suas opiniões francas eram acompanhadas pela capacidade de divulgar grandes notícias.
Damon Hill, o campeão mundial de 1996 que venceu o primeiro grande prêmio da Jordan em 1998, disse à BBC Sport: “Eddie foi uma grande influência para mim e para muitas pessoas no automobilismo e ao redor do mundo. Nunca haverá outro como ele.”
‘Carisma, energia e charme irlandês’
A declaração de sua família disse: “Ele estava trabalhando até o fim, tendo comunicado no Dia de São Patrício sobre suas ambições para o London Irish Rugby Football Club, do qual ele havia se tornado recentemente patrono.
“Eddie e Jordan Grand Prix eram conhecidos por sua imagem de rock and roll, trazendo um elemento divertido e emocionante para a F1, além de consistentemente apresentarem desempenho acima de seu peso.
“Muitos pilotos de F1 bem-sucedidos devem suas pausas na carreira a Eddie, e campeões mundiais como Michael Schumacher e Damon Hill correram com ele.
“EJ trouxe uma abundância de carisma, energia e charme irlandês aonde quer que fosse. Todos nós temos um enorme buraco faltando sem sua presença.
“Ele fará falta a muitas pessoas, mas nos deixa toneladas de ótimas lembranças para nos manter sorrindo em meio à tristeza.”
Hill disse que foi “privilegiado por ter vencido um grande prêmio” com Jordan, descrevendo-o como “gregário” e “irreverente”.
Ele acrescentou: “Não há uma única pessoa, naquela época e desde então, que não tenha sido impactada positivamente de alguma forma por Eddie.
“Ele doou uma quantia enorme para caridade. Ele nunca parou, nunca desperdiçou um único segundo de sua vida e energizou todos que estavam perto dele. É uma perda enorme.”
O extravagante Jordan é ‘um protagonista de uma era de F1’
Jordan era conhecido por seu estilo de vida extravagante e seus muitos amigos do showbiz. Ele também tocava bateria em uma banda chamada Eddie & The Robbers, um aceno para sua reputação como um homem de negócios colorido.
Jordan deu a Schumacher sua estreia na F1 no Grande Prêmio da Bélgica de 1991, antes de o alemão ser contratado pela equipe Benetton para a corrida seguinte na Itália.
Depois de alguns anos difíceis lutando por fundos, Jordan fechou um grande acordo de patrocínio com a marca de cigarros Benson & Hedges em 1996, garantindo os fundos necessários para se tornar um favorito.
Em meados de 1998, a equipe estava desafiando as principais equipes, e a primeira vitória da Jordan foi conquistada por Hill no encharcado Grande Prêmio da Bélgica de 1998.
O alemão Heinz-Harald Frentzen, que substituiu Hill na Williams em 1997, venceu mais duas corridas depois de ir para a Jordan em 1999 e lutou brevemente pelo título.
A vitória final de Jordan foi de Giancarlo Fisichella no Grande Prêmio do Brasil de 2003, uma vitória que foi dada primeiramente a Kimi Raikkonen, da McLaren, após uma corrida caótica e molhada, antes de Jordan parecer estabelecer que o italiano era o vencedor correto na contagem regressiva dos resultados.
A equipe foi vendida ao empresário russo-canadense Alex Shnaider em 2005, tornando-se Midland Racing. Desde então, ela é conhecida como Force India, Racing Point e agora é Aston Martin.
O último grande envolvimento de Jordan na F1 foi intermediar o acordo para que a lenda do design Adrian Newey se juntasse à Aston Martin este ano.
Os dois se tornaram amigos e Jordan atuou como empresário de Newey durante as negociações com várias equipes depois que ele decidiu deixar a Red Bull.
O presidente-executivo da F1, Stefano Domenicali, disse estar “profundamente triste” com a morte de Jordan, acrescentando: “Com sua energia inesgotável, ele sempre soube fazer as pessoas sorrirem, permanecendo genuíno e brilhante o tempo todo.
“Eddie foi protagonista de uma era da F1 e fará muita falta.
“Neste momento de tristeza, meus pensamentos e os de toda a família da Fórmula 1 estão com sua família e entes queridos.”