Ícone do site O Juruá Em Tempo

Empresária acreana usa inteligência artificial para preservar a floresta e vira destaque nacional

Neste sábado (22), a empreendedora acreana Fernanda Onofre foi destaque no programa Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo. Ela é a desenvolvedora do Wood Chat, uma ferramenta inovadora que utiliza inteligência artificial para identificar espécies de madeira a partir de imagens enviadas via WhatsApp ou web. A tecnologia tem ganhado reconhecimento nacional por aliar inovação e preservação ambiental.

A tecnologia facilita a diferenciação de espécies frequentemente confundidas sob um mesmo nome popular, auxiliando no manejo sustentável e na preservação de recursos florestais. A ideia surgiu da necessidade de tornar o processo mais acessível para fiscais, comunidades e empresas do setor madeireiro. Para viabilizar a iniciativa, a equipe participou do edital Conexão Floresta, promovido por instituições como a Suframa, o PPBio/Idesam e o Manaus Tech Hub.

Com a expansão do projeto, a startup criou o Wood Lab, laboratório especializado na identificação de madeira, que reúne duas tecnologias principais:

Apesar do potencial da ferramenta para fiscalização ambiental, ainda não há parcerias formais com órgãos reguladores, mas diálogos estão em andamento para ampliar seu uso.

Desde seu lançamento, o Wood Chat tem sido reconhecido por sua inovação. A startup venceu o Desafio no WhatsApp pela Amazônia, promovido pela Meta, garantindo suporte técnico e um milhão de acessos mensais ao WhatsApp por um ano. Além disso, conta com parcerias estratégicas com programas como o PEIEX (ApexBrasil) e o SinapseBio (Fundação Certi), além de incubação pelo Instituto Federal do Acre (Ifac).

A fundadora, Fernanda Onofre, também foi selecionada para a 4ª edição do programa Elas Exportam, da ApexBrasil. Para ela, essas parcerias fortalecem o impacto da tecnologia e aproximam comunidades da preservação da Amazônia.

•ContilNet

Sair da versão mobile