O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Josadac Cavalcante, alertou para o aumento expressivo no número de naufrágios e colisões de embarcações na região do Vale do Juruá. Ele informou que, só neste ano, já foram registrados sete naufrágios, sendo três ocorrências nos últimos dez dias.
“Neste ano, as equipes de mergulhadores do 4º Batalhão têm sido bastante demandadas para atividades de busca, tanto de bens e motores quanto de vítimas de afogamento. Sabemos que há outros casos que não chegam ao Corpo de Bombeiros, mas os que atendemos já somam sete embarcações que naufragaram, seja por sobrepeso ou por colisão”, explicou o comandante.
Recentemente, ocorreram três colisões entre embarcações de pequeno porte nas proximidades de Cruzeiro do Sul, resultando no naufrágio de uma delas. As equipes de resgate atuaram para recuperar os motores que estavam submersos no rio. Felizmente, não houve vítimas, apenas prejuízos materiais.
Um dos acidentes mais recentes aconteceu no Rio Azul, quando uma embarcação carregada com mais de 100 sacos de farinha afundou após perder o controle em uma curva. O comandante destacou que o elevado nível da água e a turbulência do rio foram fatores que contribuíram para o acidente. “As imagens mostram que a embarcação estava sobrecarregada, o que potencializa esse tipo de ocorrência”, alertou.
Os bombeiros apontam os principais fatores que levam a esses acidentes: excesso de velocidade, transporte de carga superior à capacidade das embarcações e a falta de amarração dos motores, o que dificulta o processo de resgate. A recomendação é que os navegantes adotem as normas de segurança, como o uso de coletes salva-vidas, para evitar tragédias.