Devido à cheia do Rio Juruá, mais de 300 residências em Cruzeiro do Sul estão sem energia elétrica. O nível do rio atingiu 13,56 metros nesta quarta-feira (26), permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 13 metros.
Os bairros afetados pelo corte de energia incluem Centro, Miritizal, Lagoa e Remanso, além dos ramais Florianópolis e Boca do Môa. A Energisa ainda não tem previsão para o restabelecimento do fornecimento.
Pedro Melo, gerente comercial da Energisa em Cruzeiro do Sul, explicou que a possibilidade de religamento depende do nível da água. ” Se a água ficar mais ou menos a dez centímetros do medidor eu já posso religar. Agora se ele ficar menos de dez centímetros ou cobrir o medidor, aí precisa continuar desligado”, afirmou.
Mais de 150 pessoas permanecem abrigadas em quatro locais da cidade, aguardando que o nível do Rio Juruá caia. A prefeitura de Cruzeiro do Sul declarou os níveis I e II de Situação de Emergência devido à gravidade da inundação.
O secretário Municipal da Casa Civil, Ney Willians, destacou os desafios enfrentados pela cidade: “Estamos com centenas de imóveis sem energia e água potável por conta da inundação. As famílias desabrigadas e muitas residências atingidas. Temos escolas e unidades de saúde paralisados. Uma série de fatores foi levado em consideração para a decretação do Nível II de Emergência”.