Com o Teatro dos Nauas lotado, o prefeito Zequinha Lima foi empossado pela segunda vez prefeito de Cruzeiro do Sul ao lado de Delcimar Leite, sua vice, que receberam as bençãos do Pastor Carlos e do bispo Dom Flávio Giovenali. Em seu discurso de posse, Zequinha garantiu que vai asfaltar 50 quilômetros de ruas do município.
“Vamos fazer um grande mandato e o melhor por Cruzeiro do Sul. E não há nenhuma arrogância em afirmar isso, porque sabemos que o caminho para fazer algo grande é servir a todos – especialmente a quem mais precisa. Vamos abraçar o povo trabalhador, a juventude e as nossas crianças – na cidade, na zona rural e nos rios desse nosso lindo lugar no coração da Amazônia. Com um programa para fazer cinquenta quilômetros de asfalto, vamos dar qualidade de vida e cidadania às famílias dos bairros atendidos. Apoiando a produção e estimulando a economia, vamos gerar trabalho e renda. Isso é dar oportunidade às pessoas para que elas possam participar e também ajudar a criar mais oportunidades para todos. Saúde é igualdade. Educação é liberdade. Cultura é identidade. Esporte é integridade. Tudo isso é cidadania e é isso que queremos para todos, especialmente para a juventude. E especialmente para os filhos das famílias mais humildes, porque Cruzeiro do Sul não é mais terra de coronéis. Tenho consciência da responsabilidade que eu tenho, das obrigações que eu tenho perante o meu povo, perante a minha cidade. E vou honrar todos os compromissos que firmei durante a campanha eleitoral. E podem ter certeza que vocês terão um Zequinha muito mais diferente, muito mais comprometido. Pode ter certeza que nós teremos muito trabalho, muito compromisso, com muita responsabilidade, sempre firmando boas parcerias com o governador Gladson Cameli, com os parlamentares, para que a gente possa ter a união à frente de qualquer investimento”, enfatizou Zequinha, que se emocionou e chorou em alguns momentos da posse.
A vereadora mais bem votada nas eleições de outubro, Valéria Lima, conduziu os trabalhos inicialmente. A mesa diretora foi eleita com chapa única e o presidente, Elter Nóbrega, deu continuidade à posse de Zequinha, que contou com as presenças do presidente da Assembleia legislativa, Luís Gonzaga e deputados estaduais Nicolau Júnior e Clodoaldo Rodrigues. Mesmo estando na cidade, o governador Gladson Cameli, não compareceu ao evento.
Em sua fala, Zequinha afirmou que ele e sua vice, Delcimar têm um compromisso de lealdade, confiança e união por Cruzeiro do Sul. “Humildade também é um valor fundamental na política. Queremos trabalhar em harmonia e colaboração com as vereadoras e vereadores eleitos. Para isso fomos escolhidos pelos cruzeirenses. Para quem pensa que nada vai mudar, porque sou o prefeito reeleito, devo avisar que se preparem. O segundo mandato trará mudanças significativas, porque a reeleição afirmou a liderança de um prefeito que é a cara do povo – para confirmar uma mudança de mentalidade”, relatou ele destacando que os resultados do primeiro mandato prepararam o município para os desafios que Cruzeiro do Sul tem pela frente. “Saneamos as contas, valorizamos os servidores e modernizamos a gestão. Começamos superando os efeitos da pandemia e das maiores alagações da história. Garantimos conquistas importantes na Educação, na Cultura, nos Esportes e na Saúde. A ação social ganhou efetividade. A cidade está melhor, mais limpa, sem buracos, mais iluminada. A campanha eleitoral me permitiu fazer uma completa prestação de contas para a sociedade. É justo afirmar que a reeleição é o mais importante e honroso indicador de aprovação do nosso primeiro mandato. Chegamos ao fim de 2024 com uma Prefeitura mais próxima das pessoas – nos bairros, na Zona Rural e nos rios”, elencou.
Para o mandato de 2025 a 2028, segundo Zequinha, a promoção da cidadania e a participação popular, serão constantes.
“Sou o Prefeito de todos, sem nenhum tipo de discriminação, sem distinção política, sem arrogância nem perseguição. Já mostramos como a Prefeitura pode trabalhar para todos, com respeito aos servidores, colaboradores e ao público. Mas tenham certeza que sendo o prefeito com humildade para servir a todos, vou saber cuidar primeiro das comunidades mais necessitadas, das famílias mais fragilizadas, das pessoas que mais precisam da atenção do poder público. Nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir”, pontuou ele.
O presidente da Assembleia legislativa, Luís Gonzaga desejou sucesso a todos os empossados. “ Sabemos que Zequinha vai fazer um excelente trabalho porque tem compromisso e a escolha secretários demonstra isso. Em 2028 teremos uma cidade mais bonita e próspera e a Assembleia está junto neste compromisso“, destacou.
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul
A mesa diretora da Câmara Municipal, eleita por unanimidade, conta com representantes de quatro partidos. O Presidente Elter Nóbrega, é do PP, o Vice João Keleu também é do PP. O Primeiro secretário, Cristiano Rodrigues, é do PDT e a segunda secretária, Manelisse Coelho, é do Republicanos. O Suplente, Josafá Vale, é do União Brasil.
- Por Sandra Assunção, do AC24horas.