Você tem reparado em imagens geradas por inteligência artificial ultimamente? Não tem certeza? Hoje em dia, imagens falsas geradas usando IA e vídeos deepfake onde a cabeça de celebridades é sobreposta ao corpo de outras pessoas são cada vez mais comuns. É difícil dizer o que é real e o que é falso, e isso é bem problemático. De fato, há uma preocupação crescente de que essas imagens falsas levem a uma epidemia de desinformação nas redes sociais.
Para te ajudar a identificar e verificar imagens e vídeos deepfake gerados por IA, confira esta galeria e descubra algumas dicas úteis. Não se deixe enganar!
O que são imagens geradas por inteligência artificial?
As imagens de IA são imitações de imagens que o programa já viu antes. O computador pega imagens existentes encontradas na internet para criar novas imagens, o que significa que as novas imagens não são exatamente originais! Lembra do Papa Francisco usando roupas de grife caríssimas? Então, isso é uma imagem falsa criada po IA.
Verifique a origem
Então, como verificar se uma imagem é gerada por inteligência artificial? Primeiro, verifique a fonte das informações que você recebeu.
A fonte é legítima?
A fonte é uma organização de notícias, uma organização governamental ou a conta verificada de uma celebridade? Ou é apenas alguém se passando por uma organização ou pessoa legítima?
Preste atenção nas notícias
Se a imagem parece vir de um grande portal de notícias, mas você recebeu pelas redes sociais ou por aplicativos de mensagem, busque a notícia real. Se algo importante aconteceu no mundo, é provável que as organizações de notícias internacionais saibam disso primeiro!
Onde encontrar notícias de última hora
Busque ver e/ou ouvir alertas de notícias de última hora na TV, no rádio e em sites de notícias.
Olhe para a imagem criticamente
Também é uma boa ideia olhar para a imagem criticamente. Fazendo isso, você certamente verá que é uma imagem gerada por IA.
Parecem irreais
Embora as imagens geradas por IA sejam geralmente bastante convincentes, há sempre uma certa qualidade na imagem que parece bastante irreal.
Preste atenção a dedos e dentes irreais
Como os conjuntos de dados que treinam sistemas de IA tendem a capturar apenas pedaços de mãos, a tecnologia muitas vezes falha em criar mãos humanas realistas, por exemplo.
Uma grande marca registrada para imagens de IA
Isso pode levar a imagens com pulsos elásticos, dedos giratórios ou dígitos a mais. Fique de olho nisso.
Desconfie de texturas excessivamente lisas
Alguns geradores de imagens de IA produzem texturas excessivamente suaves, que parecem perfeitas demais. Além disso, quando é uma imagem de um humano, a pele pode sair parecendo plástico com um brilho exagerado.
Procure detalhes que não se encaixam
Cuidado com inconsistências na lógica da própria imagem. Por exemplo, tecido de roupa que se mistura em diferentes coisas, ou padrões de fundo que se repetem perfeitamente.
Avalie o cenário geral
Além dos detalhes, certifique-se de olhar para o quadro geral. Primeiro, verifique a iluminação e as sombras, pois a inteligência artificial muitas vezes tem dificuldades para representar com precisão esses elementos.
Inteligência artificial e sombras
Por exemplo, as sombras devem se alinhar com as fontes de luz e corresponder à forma dos objetos que as projetam.
Investigue texto e rótulos
Se a imagem que você está vendo contiver textos, como painéis, rótulos, anúncios ou outdoors, dê uma olhada mais de perto neles. O texto gerado por IA tende a parecer pixelado ou esticado.
Dê uma olhada mais atenta ao texto
Além disso, se o texto não fizer sentido, estiver fora de contexto ou contiver frases estranhas que um humano não escreveria, a imagem que você está olhando provavelmente é gerada por inteligência artificial.
Confira o título e a descrição
Nem todo mundo divulgará o uso de IA ao postar imagens, mas para aqueles que o fizerem, essa informação estará na parte do título ou na descrição de um post. Fique de olho também nas hashtags.
Verifique a seção de comentários
Outro bom lugar para olhar é na seção de comentários, onde o autor pode ter mencionado isso, ou outra pessoa pode ter percebido.
Use um detector de imagem gerada por inteligência artificial
Na dúvida, sempre execute a imagem através de um detector de imagem AI. Basta salvar a imagem e acionar um serviço de detector de imagens geradas por inteligência artificial.
Detectores de imagem gerada por inteligência artificial
Os serviços gratuitos de detector de imagens de IA incluem Illuminarty, Optic AI or Not e Everypixel Aesthetics.
Como identificar vídeos deepfake
Criar um vídeo deepfake também se tornou altamente popular. Então, como saber se o que você está assistindo é falso?
Examine cuidadosamente os movimentos faciais
Um sinal de alerta comum são os movimentos oculares não naturais ou a falta de movimento dos olhos, especialmente se não houver piscadas.
Falta de emoções
Além disso, se o rosto de uma pessoa não mostrar a emoção apropriada que se alinha com o que ela está dizendo, é provável que seja um deepfake.
Qualidade de som é uma pista
Os criadores de deepfakes normalmente se concentram mais no visual do que no áudio, então você pode notar uma diferença no som ou na fala.
Quando soa como deepfake
Preste atenção à má sincronização labial, sons robóticos, pronúncia de palavras estranhas, ruído de fundo digital e até mesmo áudio ausente.
Cuidado com palavras sem sentido
Palavras sem sentido são comuns na criação de deepfake, pois fornecem uma ferramenta para alterar ou substituir o discurso original.
Uma mistura perigosa
Ao misturar palavras reais e sem sentido, os criadores de deepfake visam produzir um áudio convincente que imita os padrões de fala do indivíduo visado. Como resultado, os espectadores podem ser levados a acreditar que uma pessoa disse algo que realmente não disse.
Examine a postura física da pessoa no vídeo
Se uma pessoa virar a cabeça ou se mover de um quadro para outro de forma brusca, ou se seus movimentos parecerem distorcidos ou antinaturais, desconfie.
Observe se a forma do corpo de uma pessoa não parece natural
A tecnologia deepfake tende a se concentrar em características faciais em vez de todo o corpo, tornando esta uma das anomalias mais simples de detectar.
Use sempre o seu melhor julgamento
É sempre importante usar seu melhor julgamento ao ver uma foto ou vídeo. Seja crítico e tenha em mente que o vídeo que você está assistindo pode ser deepfake. Desconfie, principalmente, se o que está sendo dito te deixa extremamente enraivecido – esse é o maior filtro para fake news de todos os tipos.