O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira (20) que ainda pretende seguir adiante com uma tarifa geral de 25% sobre produtos mexicanos e canadenses.
As tarifas, se promulgadas, podem prejudicar as carteiras dos residentes dos EUA, especialmente considerando que México e Canadá são dois dos três principais parceiros comerciais dos EUA. Coletivamente, eles foram responsáveis por 30% do valor de todos os bens que os EUA importaram em 2024.
Embora Trump afirme que os exportadores estrangeiros pagam as tarifas, os consumidores também devem pagar uma parte da conta, já que é improvável que os varejistas absorvam totalmente os custos adicionais.
Os varejistas tomaram algumas medidas preventivas para evitar o aumento dos preços, incluindo estocar produtos e transferir a produção para longe de países que poderiam ser atingidos por tarifas.
Mas essas medidas podem proteger os consumidores apenas por um tempo. Além disso, muitos produtos não podem ser estocados ou produzidos em outro lugar.
O que vai ficar mais caro nos EUA após tarifa a vizinhos?
Carros e peças de carros
Os norte-americanos importaram US$ 87 bilhões em veículos automotores e US$ 64 bilhões em peças de veículos do México no ano passado, sem contar dezembro, os dois principais bens importados de lá naquele ano, de acordo com dados do Departamento de Comércio dos EUA.
Veículos motorizados também foram o segundo maior bem importado pelos EUA do Canadá no ano passado até novembro, totalizando US$ 34 bilhões.
O setor automobilístico provavelmente está “apoplético” sobre as novas tarifas potenciais, disse Mary Lovely, pesquisadora sênior do Peterson Institute for International Economics.
As empresas automobilísticas dos EUA conseguiram manter os custos de produção baixos contratando trabalhadores com salários mais baixos, particularmente no México, para onde grande parte de sua produção mudou nos últimos anos.
Mas essa economia de custos será essencialmente apagada se houver uma tarifa de 25%, ela disse. É improvável que os fabricantes de automóveis movam sua produção para outro lugar, dado que eles fizeram investimentos consideráveis em plantas existentes em ambos os países e é difícil obter todas as matérias-primas para construir carros e suas peças de outros lugares.
Gasolina
Os EUA importaram US$ 97 bilhões em petróleo e gás do Canadá no ano passado, a maior exportação dessa relação. Os EUA se tornaram mais dependentes do petróleo canadense desde a expansão do oleoduto Trans Mountain do Canadá, de acordo com dados da Administração de Informação de Energia (EIA).