Ícone do site O Juruá Em Tempo

US$ 21 milhões: soja lidera exportações no Acre e aponta cenário promissor para 2025

Em 2024, o Acre registrou um aumento impressionante de 88,3% nas exportações, destacando-se como o estado com maior crescimento no Brasil, segundo dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Ao contrário de outras regiões do país, que apresentaram queda nas exportações, o estado acreano se destacou no cenário nacional, com destaque para produtos como óleo de cozinha e chocolate. No entanto, a soja foi o grande protagonista, superando os US$ 21 milhões em vendas externas.

O município de Capixaba, localizado no interior do Acre, concentra uma das maiores produções dessa leguminosa no estado. O produtor rural Assuero Veronez, que começou o cultivo de soja há sete anos, comentou sobre as novas oportunidades econômicas que surgiram com a diversificação agrícola.

“Diversificar a produção rural do Acre é fundamental. Antes, o estado era praticamente dependente da pecuária e cultivava apenas mandioca e milho em pequena escala. Nos últimos 10 anos, a soja e as melhorias logísticas mudaram esse cenário”, afirmou Veronez.

Já o, presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, demonstrou otimismo quanto ao futuro do setor para 2025, mas alertou sobre a importância de monitorar as questões climáticas. “Tudo isso depende de chuva, de seca, e temos que tomar muito cuidado, adotando políticas de prevenção e proteção para quem trabalha e produz na agropecuária acreana”, destacou.

Essas informações foram compartilhadas pelo portal Amazônia Agro, que tem acompanhado o crescimento do setor agropecuário no Acre.

Sair da versão mobile