Nesta quinta-feira, 9, o Rio Juruá apresentou algumas oscilações, mas a situação está tranquila, segundo Iranilson Neri, agente da Defesa Civil Municipal. Atualmente, o rio está com 8,10 metros, comparado aos 11,05 metros no mesmo período do ano passado. Entre os dias 7 e 9, o nível do rio baixou 70 cm. A Defesa Civil também monitora a situação em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
Iranilson Neri afirmou que a Defesa Civil está atenta ao nível do Rio Juruá, e caso seja atingida a cota de transbordamento, a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil têm um plano para amparar as famílias afetadas. Atualmente, a situação em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter também está sob controle, com a Defesa Civil pronta para agir se necessário.
A previsão indica que, até o dia 14 de janeiro, o nível de chuvas permanecerá abaixo do esperado, mas é possível que o rio alcance a cota de transbordamento até abril.
O principal risco com as oscilações do rio é o desbarrancamento, que pode causar avarias nas casas próximas. A Defesa Civil está encaminhando famílias afetadas para Aluguel Social e fornecendo suporte necessário. Iranilson reforça a importância de que as famílias nas margens do rio fiquem atentas.