No primeiro ano de execução, o Programa Dignidade Menstrual alcançou cerca de nove mil pessoas em situação de vulnerabilidade no Acre, distribuindo 773 mil absorventes e investindo R$ 415,4 mil no estado, em 2024. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde, faz parte de uma iniciativa nacional que beneficiou 2,1 milhões de pessoas em todo o Brasil, com a entrega de 240,3 milhões de absorventes e um investimento total de R$ 119,7 milhões.
Lançado em 17 de janeiro de 2024, o programa tem como objetivo garantir o acesso a itens essenciais de higiene menstrual, combatendo a chamada “pobreza menstrual”, que afeta especialmente pessoas de baixa renda. No Acre, a medida foi fundamental para auxiliar estudantes, mulheres em situação de rua e outras pessoas em vulnerabilidade social.
O programa expandiu sua cobertura para todas as regiões do país, com as distribuições realizadas em mais de 31 mil estabelecimentos credenciados ao Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).
Para retirar os absorventes, é essencial apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital, válida por 180 dias. Além disso, é necessário levar um documento de identidade com foto e o CPF. Para menores de 16 anos a retirada deve ser feita por um de seus responsáveis.
Fonte: AC24horas.