Ícone do site O Juruá Em Tempo

No Acre, mais de 30 mil doses de vacina podem ser descartadas devido a baixa procura

De acordo com informações divulgadas pelo secretário de Saúde, Pedro Pascoal, neste domingo, 19, o Acre enfrenta o risco de perder até 200 mil doses da vacina contra a influenza devido à baixa adesão da população, apesar de um surto de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Em Rio Branco, cerca de 30 mil doses da vacina estão prestes a vencer e precisam ser aplicadas até o dia 31 de janeiro, caso contrário, serão descartadas. No total, o estado pode perder até 200 mil doses, se não houver aumento na procura.

O secretário lamentou a situação, destacando que a procura continua muito abaixo do esperado. “O pessoal não procura”, afirmou o secretário. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), a adesão tem sido especialmente baixa nas últimas semanas.

A Sesacre reforçou que a campanha tem como foco os grupos prioritários, e alertou que o prazo final da campanha é 31 de janeiro. “O prazo da campanha encerra no dia 31 de janeiro, mas a procura realmente está muito baixa”, informou o órgão.

Sair da versão mobile