COTIDIANO

Nível do Rio Acre fica abaixo dos 6 metros, mas possibilidade de enchente ainda existe

O Rio Acre segue baixando na capital acreana e afastando qualquer possibilidade de enchente nestes primeiros dias de 2025.

Conforme medição da Defesa Civil, a cota do manancial nesta sexta-feira, 3, é de 5,92m.

Apesar da tranquilidade, o monitoramento é constante, já que o mês de janeiro é marcado pelo volume alto de chuvas na capital acreana e nos municípios que fazem parte da Bacia do Rio Acre. O esperado de chuvas para o mês é de 287,5 milímetros.

Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, explica que apenas pelo volume de chuvas é impossível prevê uma enchente, já que o transbordamento do Rio Acre depende de uma série de fatores, mas que a previsão é que a capital acreana enfrente uma alagação em 2025.

“Essa é uma questão bem subjetiva, a gente tem que fazer uma combinação de elementos e não pode medir apenas a chuva que acontece aqui em Rio Branco. Nós temos que contabilizar a chuva que acontece em toda a bacia, inclusive nos dois países vizinhos, que é o Peru e a Bolívia. Então, o que a gente observou aqui da maneira geral é que mesmo chovendo o que é esperado, a possibilidade de uma enchente é muito grande. Inclusive, teve anos que choveu até abaixo do esperado e nós tivemos inundações homéricas aqui, que é o caso de 2024 e 2023, E também tem uma outra situação, que é a questão de chover o que é esperado para o mês todo, a chuva se concentrar em um período de 10 ou 15 dias, ou seja, um curto período, que faz com que tenha um transbordamento”, explica.

Fonte: AC24horas.