O Barcelona deu show contra o Real Madrid no King Abdullah Sports City, onde conquistou sua 15ª Supercopa da Espanha. O elástico placar de 5 a 2 poderia ser uma óbvia explicação de quanto os catalães sobraram, mas é preciso destacar que a goleada fica em segundo plano. A construção das jogadas nos quatro golaços é o ponto alto da vitória, e Raphinha, o nome do Barça na temporada 2024/2025, passa por três deles (veja todos no vídeo acima). Ele foi eleito o MVP (Most Valuable Player – Jogador mais valioso) da decisão).
É tempo de Raphinha, e a busca pelo prêmio de melhor do mundo da Fifa ou da Bola de Ouro da France Football hoje não se trata de objetivo distante da realidade do camisa 10 da Seleção. É bastante factível.
>> Clique aqui e receba notícias diariamente em seu celular.
Raphinha, de 28 anos completos nos último dia 16, viveu jornada de recorde. Jamais havia anotado 19 gols em uma só temporada na Europa, onde fez toda a sua carreira profissional. E atingiu tais números ciente de que ainda terá pelo menos mais 19 partidas pelo Campeonato Espanhol e mais alguns duelos válidos por copas disputadas em território nacional e continental a cumprir no ciclo 2024/2025.
Sua melhor temporada em termos de números tinha sido a de 2017/2018, com a camisa do modesto Vitória de Guimarães, de Portugal. Numa liga bem inferior tecnicamente e com aspirações abissalmente inferiores, marcou 18 vezes e deu cinco assistências.
Neste domingo, Raphinha quebrou seu recorde individual de gols dentro do futebol europeu, mas alcançou os 19 em apenas 27 partidas. Com o Vitória de Guimarães, os 18 marcados foram distribuídos em 47 partidas.
Raphinha também ampliou sua melhor marca em participações em gols. Em 3 de dezembro, quando fez dois na goleada por 5 a 1 sobre o Mallorca, havia chegado a 24, o que o fez superar também a temporada 2017/2018. Agora, são 28 participações diretas em 27 partidas.
Neste domingo, fez o primeiro dele ao completar de cabeça um extraordinário lançamento de Koundé, o terceiro do Barça. No quarto, foi o penúltimo a tocar na bola antes de Balde encontrar a rede. Recebeu de Yamal, deixou Valverde no chão e abriu espaço para o 3 do Barça invadir a área e marcar.
No último, aquele que acabou com qualquer reação do Real, recebeu bola de Casadó e deu drible desmoralizante em Tchouaméni antes de bater sem chances para Courtois.
Raphinha já tinha sido campeão da Supercopa da Espanha no início de 2023, contra o mesmo Real Madrid, mas ele resolveu virar carrasco do eterno rival nos dois últimos jogos. Em outubro, por LaLiga, o camisa 11 marcou um golaço de pé direito, encobrindo o goleiro Lunin para fechar a goleada por 4 a 0 do Barça no Santiago Bernabéu.
No seu duelo particular com o Real, desempatou a igualdade que havia e agora tem cinco vitórias, quatro derrotas e três gols marcados no confronto. Em finais, ambas da Supercopa da Espanha, Raphinha tem um placar de 2 a 1 contra os catalães.
Raphinha começa o ano de 2025 com tudo, e o horizonte pela frente é animador. Fechou 2024 como o ano em que mais marcou pela Seleção, com quatro gols e uma assistência. Agora inicia um novo ciclo com o Barça vivo em todas as competições que disputa. Será que os brasileiros continuarão no topo entre os melhores do mundo? O 11 do Barça é candidato forte a prêmios.