Destaque 2

Gladson Cameli volta das férias no Nordeste e diz que acompanha crise na saúde

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), retornou às suas atividades nesta quinta-feira, 09, após passar férias no Rio Grande do Norte. Preocupado com o aumento dos casos de dengue e covid-19 no estado, ele compartilhou suas preocupações nas redes sociais.

Cameli informou que tem acompanhado a situação e conversado com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, sobre os desafios enfrentados. “Estamos empenhados em atender a nossa população”, escreveu o governador.

Durante sua ausência, a vice-governadora Mailza Assis (PP) assumiu o cargo. Na última quarta-feira, 08, o governo estadual declarou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo dos casos dessas doenças.

Essa medida visa facilitar o acesso a recursos do Ministério da Saúde, garantindo agilidade na aquisição de insumos, na realização de campanhas educativas e no reforço das ações de combate.

Em 2024, o Acre registrou 6.346 casos suspeitos de dengue, dos quais 4.300 foram confirmados. Entre os casos confirmados, 24 evoluíram para sinais de alarme e uma criança morreu em Cruzeiro do Sul. Outros dois óbitos estão sendo investigados.

Além disso, onze municípios do estado estão em situação de risco, com destaque para Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Epitaciolândia, que têm registrado o maior número de ocorrências.