Na manhã desta terça-feira (21), o governador Gladson Cameli recebeu a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, no Palácio Rio Branco. O encontro A vice-governadora Mailza Assis e a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, responsável pela vinda da ministra ao Acre, também estavam presentes.
Após cumprir sua agenda em Rio Branco, Cida Gonçalves seguirá para Cruzeiro do Sul, onde inaugurará a primeira Casa da Mulher Brasileira no Acre, nesta quarta-feira (22). A ministra destacou a importância dessa agenda para o Ministério das Mulheres e o Governo Federal, ressaltando que esta é sua primeira viagem de 2025 e que estão no Acre para discutir prioridades no combate ao feminicídio e na garantia de políticas públicas para mulheres ribeirinhas, indígenas, da floresta e da cidade.
“Inaugurar essa casa em Cruzeiro do Sul é um marco importante para o Acre. Significa que o Estado está alcançando as mulheres, garantindo serviços e combatendo o feminicídio”, acrescentou Cida.
Ainda na tarde desta terça-feira, Cida Gonçalves visitará o terreno onde será construída a Casa da Mulher Brasileira em Rio Branco, que está em fase de licitação e planejamento. Márdhia agradeceu a presença da ministra e explicou que o espaço a ser inaugurado em Cruzeiro do Sul e o projeto em Rio Branco oferecerão diversos serviços, como assistência em saúde, acompanhamento jurídico e psicológico, além de cursos para mulheres e acolhimento em situações adversas.
O governador Gladson Cameli encerrou o encontro agradecendo a presença da ministra e reafirmando o compromisso de zerar o feminicídio no estado. Ele destacou a parceria com o governo federal e a importância de continuar trabalhando para melhorar a vida das mulheres no Acre.