Estudantes de escolas estaduais do Acre foram selecionados para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que promove o protagonismo juvenil em discussões sobre os sistemas educacionais e temas relevantes da América Latina. O encontro internacional será realizado no período de 11 a 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR).
Os seis participantes acreanos foram escolhidos entre 25 projetos inscritos, com base em critérios como originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução. O tema do projeto deste ano, “A integração regional e as mudanças climáticas”, guiou a seleção dos estudantes:
Alessandra Rodrigues de Sousa – Escola Sebastião Pedrosa (Rio Branco)
João Pedro de Souza Oliveira – Escola Dom Henrique Ruth (Cruzeiro do Sul)
Ketlin Oliveira Maciel – Escola Sebastião Pedrosa (Rio Branco)
Hevellyne Oliveira Sampaio – Escola Sebastião Pedrosa (Rio Branco)
Kauanny Cristine Taveira Monteiro – Escola Humberto Soares da Costa (Rio Branco)
Yan Victor Rocha Soares – Escola Professor José Rodrigues Leite (Rio Branco)
“Ver esses seis estudantes acreanos sendo selecionados para a próxima fase do Parlamento Juvenil do Mercosul demonstra que nossos alunos estão preparados para discutir desafios globais e construir soluções inovadoras para o futuro. Nosso compromisso é apoiar iniciativas que desenvolvam cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios de nossa comunidade”, declarou o secretário de Educação, Aberson Carvalho.
Processo seletivo
O programa, que reúne 81 estudantes de todo o Brasil, com seis representantes de cada estado, prevê uma etapa nacional preparatória. Os candidatos realizarão campanha eleitoral de 10 a 18 de fevereiro, seguida pelas eleições, marcadas para os dias 19 a 21 do mesmo mês. Os três candidatos que receberem o maior número de votos não apenas representarão seus estados, mas também participarão, em julho, de um curso de formação em Brasília, onde serão capacitados para atuar como parlamentares juvenis. Após a formação, será escolhido um titular e dois suplentes para representar oficialmente o Brasil no encontro internacional do PJM.
Papel dos jovens no Parlamento
Durante dois anos, os participantes assumirão a função de parlamentares juvenis, ouvindo jovens dos países membros do Mercosul e promovendo discussões sobre educação, cidadania, democracia, direitos humanos, cultura de paz e meio ambiente. O objetivo é construir propostas que reflitam as necessidades dos estudantes, incentivando a participação cidadã e a busca de soluções para problemas locais e regionais.
Para Kauanny Cristine Taveira Monteiro, da Escola Humberto Soares da Costa, a oportunidade é transformadora:
“A participação dos jovens sempre foi fundamental na política. Podemos mudar nosso presente e futuro por meio dela. Sinto que, nos últimos tempos, muitos jovens se afastaram da política por considerarem algo chato e confuso, mas é aí que ela se torna ainda mais importante. Fiquei muito feliz em ser selecionada. É uma oportunidade única, principalmente para nós que, muitas vezes, não somos ouvidos. Espero que meu projeto e os dos demais participantes do Acre alcancem muitas pessoas. Para mim, antes de ser um ganho pessoal, é uma grande vitória para a nossa educação”.
Já Hevellyne Oliveira Sampaio, da Escola Sebastião Pedrosa, destacou a importância do tema abordado:
“Representar o Acre em um evento como esse é motivo de grande orgulho e, ao mesmo tempo, de responsabilidade. Tal participação reflete nosso compromisso em buscar soluções para os desafios atuais. Discutir mudanças climáticas e integração regional é essencial para construirmos um futuro mais sustentável”.
Sobre o Parlamento Juvenil do Mercosul
O PJM é organizado pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM) e oferece um espaço de encontro e diálogo para jovens das redes públicas dos países-membros e associados. A iniciativa visa ampliar os conhecimentos dos participantes sobre o funcionamento do bloco e promover debates construtivos, ajudando-os a desenvolver habilidades como argumentação, reflexão crítica e proposição de soluções.
O resultado preliminar da seleção será divulgado em 24 de fevereiro, e o oficial, no dia 7 de março.