Dona Déa Lúcia Amaral, mãe de Paulo Gustavo (1928-2021), publicou em seu perfil no Instagram, na noite do último domingo, 19, um posicionamento contra a atitude de Carlinhos Maia em relação à cantora Liniker.
A veterana, que minutos apareceu no “Domingão com Huck”, da Globo, ao lado do influenciador digital, se justificou dizendo que o programa foi gravado no início de dezembro, antes do episódio transfóbico, ocorrido em 24 de dezembro.
Para quem não sabe, na ocasião, Maia publicou um vídeo em seu Instagram enquanto estava na Lapônia com amigos. Ao falar sobre Liniker, ele fez uma “piada” com os pronomes da artista: “Você foi no show dele. Dela, delu, dolu, de Liniker. […] O que importa é a música.” A fala foi criticada nas redes sociais, e organizações LGBTQIA+ denunciaram o caso ao Ministério Público Federal.
Em seu texto, Déa Lúcia afirmou: “Hoje me senti especialmente com a responsabilidade de me posicionar com relação ao que deveria ser a obrigação de todas, todos e todes: respeitar a orientação sexual e a identidade de gênero de qualquer pessoa”.
“Neste domingo foi ao ar o programa ‘Domingão com Huck’, em que o humorista e influenciador digital Carlinhos Maia fez uma participação como convidado. Eu me emocionei com sua história e com a fala da mãe do artista. O programa foi gravado no início de dezembro para ir ao ar no mês de janeiro, período em que nós, que trabalhamos no Domingão com Huck, estamos de férias. Não conhecia a história de Carlinhos Maia e foi nesta ocasião que o conheci pessoalmente”, completou.
Na legenda da postagem, Dona Déa ainda acrescentou: “Liniker, seu trabalho e sua arte me transformam e me emocionam. Você é uma das maiores artistas que tenho o prazer de conhecer ao longo da minha vida. ‘Eu vou viver minha vida cantando pro povo, que é quem me ama muito mais do que você.’ Obrigada por existir, resistir e espalhar amor e arte pelo mundo. Um beijo carinhoso, Déa Lúcia”.
Carlinhos Maia, por sua vez, rebateu a postagem de Déa Lúcia nos comentários. “Enquanto a senhora faz texto, é na MINHA CASA que dezenas de trans, travestis, gays e todos que não estão na TV têm oportunidades reais”, disparou o humorista.
No mesmo “Domingão” do último fim de semana, Carlinhos Maia levou uma invertida de Luciano Huck ao tentar justificar o seu pouco conhecimento nas redes sociais. Em um discurso “isentão”, o influenciador pediu para as pessoas não o cobrarem de posicionamentos dos quais ele não tem embasamento.
“Tem inúmeras pessoas que falam coisas importantíssimas e não são seguidas, e isso não é culpa minha. Eu vim com a minha mãe para fazer humor e graça para vocês. Então, não cobrem da gente algo que a gente não se propôs a fazer…”, disse ele, sendo interrompido por Huck.
“Eu concordo com você, mas eu acho que com o tempo a gente vai ganhando maturidade, ganhando vivências, você passa a ter mais consciência do privilégio que é ter tanta gente te seguindo e a responsabilidade que isso traz. Junto com o sucesso vem a responsabilidade, junto com o reconhecimento vem ainda mais responsabilidade. Então, eu concordo com você, mas quando você vira um influenciador do quilate que você é hoje, vem também a responsabilidade de saber que o que você fala pode influenciar muita gente”, disparou.
Visivelmente sem graça, Carlinhos tentou se justificar, mas deu razão ao marido de Angélica. “Tudo o que você falou aqui eu vou levar para o meu coração e prometo melhorar cada vez mais”.
Lembrando que, semanas após a declaração acima, Carlinhos protagonizou o episódio de transfobia envolvendo Liniker.