22.3 C
Juruá
sexta-feira, janeiro 10, 2025

Cruzeiro do Sul tem 30 casos de Covid-19 confirmados e 70 em investigação

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Nesta quinta-feira, 9, Cruzeiro do Sul recebeu um novo lote de vacinas para combater a Covid-19. A chegada dos imunizantes, enviados pela Rede Nacional de Imunização, parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), e distribuídas pela Rede Frio Estadual, deve-se ao aumento de casos da doença, com 30 casos confirmados e 70 em investigação na cidade.

Conforme informou o secretário municipal de saúde, Marcelo Siqueira, os testes de Covid-19 podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que manterão o horário de funcionamento das 7h até o final da tarde, enquanto os Centros de Saúde terão horários ampliados.

Atualmente, a vacinação está sendo feita por grupos prioritários, mas será ampliada para toda a população conforme novas doses forem chegando. Pessoas não vacinadas e grupos sensíveis, como bebês, imunodeprimidos e idosos, são os mais afetados pela Covid-19.

Marcelo Siqueira destacou que, nos meses anteriores, Cruzeiro do Sul tinha cerca de 10 casos de Covid-19, número que saltou para 30 casos confirmados e 70 em investigação. Ele explicou que uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 10 outras, aumentando significativamente o número de casos na comunidade. Mesmo pessoas vacinadas podem transmitir a doença para grupos vulneráveis, ressaltando a importância da responsabilidade coletiva.

“Nós estamos com a previsão de receber ainda hoje 500 doses da vacina contra a Covid, parece pouco, mas a gente tem um estoque remanescente e a Rede de Frio Estadual, a rede do PN estadual, ela faz esse abastecimento periódico. Então nós temos uma perspectiva de que nos próximos meses nós vamos continuar com a vacinação ampliada para toda a população”, concluiu o secretário.

- Publicidade -
Copiar