Cruzeiro do Sul sedia a 100ª edição do Curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O curso, que tem como objetivo capacitar os operadores de segurança pública do estado, começa na segunda, 27, e vai até 25 de fevereiro, beneficiando 121 profissionais de diversas áreas da segurança.
O secretário de Segurança Pública em exercício, Evandro Bezerra, enfatizou que a capacitação é essencial tanto para recrutar novos agentes da Força Nacional quanto para atualizar os conhecimentos dos profissionais que já atuam na área. “A finalidade desse curso é treinar os servidores para situações de emergência e melhorar a preparação dos nossos profissionais de segurança”, afirmou Bezerra.
O coronel Kleisson Albuquerque, subcomandante da Polícia Militar e coordenador do INC no Acre, ressaltou o caráter emblemático dessa edição, destacando que, além da importância da capacitação, o evento acontece em um estado estratégico devido à sua localização na fronteira, uma área com grande fluxo de tráfico internacional de drogas.
O curso abrange temas fundamentais para a atuação dos profissionais de segurança pública, como direitos humanos, técnicas de abordagem policial e veicular, controle de distúrbios civis, patrulhamento e manejo de armamentos e equipamentos.
O instrutor do curso, capitão José Henrique de Araújo Neto, explicou os benefícios da formação. “A Força Nacional está proporcionando uma qualificação essencial para os profissionais de segurança pública do Acre, preparando-os para atuar em outras regiões e estados”, afirmou.
Além das aulas teóricas, os alunos já estão participando do Teste de Aptidão Física (TAF), iniciado na última quarta-feira, 23, com provas de natação, corrida e barra, que seguem até o sábado, 25.