Ícone do site O Juruá Em Tempo

Cruzeiro do Sul ganha primeiro Centro da Mulher Brasileira da Região Norte 

Nesta quarta-feira (22), Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, inaugurou o primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira da Região Norte. A cerimônia contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, da vice-governadora Mailza Assis, da secretária de Estado da Mulher, Márdhia El Shawwa e do prefeito do município, Zequinha Lima. O investimento na construção do centro superou R$ 2,5 milhões, graças a uma emenda parlamentar da ex-senadora Mailza Assis e aos governos estadual e federal.

Durante a inauguração, a ministra Cida Gonçalves destacou a importância da iniciativa. Ela explicou que a política do governo do presidente Lula visa enfrentar a violência contra as mulheres como uma prioridade. Além disso, ela enfatizou que, além das capitais, onde existem as Casas da Mulher Brasileira, os municípios também contarão com Centros de Referência da Mulher Brasileira para garantir atendimento especializado e salvar vidas. A infraestrutura do centro foi projetada para ser acolhedora e humanizada, proporcionando um espaço adequado e bonito para as mulheres, independentemente de sua situação socioeconômica.

A inauguração ocorre em um momento crítico para Cruzeiro do Sul, que registrou recentemente nove casos de violência doméstica. O município vizinho, Mâncio Lima, registrou o primeiro feminicídio do Acre na última semana. A secretária estadual da Mulher, Márdhia El Shawwa, acredita que o novo Centro vai salvar vidas, oferecendo às mulheres da região Juruá apoio psicológico, social e jurídico, além de cursos de formação e profissionalizantes para promover a autonomia econômica e romper o ciclo de violência.

A vice-governadora Mailza Assis anunciou que outras cidades do Acre também ganharão estruturas semelhantes. Ela mencionou que a Casa da Mulher Brasileira está em construção em Epitaciolândia, com inauguração prevista para o próximo mês, e em Rio Branco. “Buscamos o feminicídio zero e esse é um instrumento que nós temos mais forte no momento na luta, na proteção da mulher”, enfatizou.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, ressaltou que sua gestão foi pioneira na criação de uma estrutura de políticas afirmativas para as mulheres, algo inédito em mais de cem anos de história do município. Ele agradeceu pela nova estrutura, que atenderá mulheres em situação de vulnerabilidade, e destacou a importância da parceria contínua com os governos estadual e federal.

Também estavam presentes na inauguração os deputados estaduais Clodoaldo Rodrigues e Eduardo Ribeiro, além da vice-prefeita Delcimar Leite, vereadores de Cruzeiro do Sul e outras autoridades.

Sair da versão mobile