COTIDIANO

Com mais de 7 mil casos em 2024, Acre recebe força-tarefa do Ministério da Saúde contra arboviroses

O Acre registrou 7.409 casos prováveis de dengue em 2024, sendo 1.579 apenas na capital, Rio Branco. Este ano, já foram contabilizados 412 casos no estado, 212 deles na capital. Os dados, divulgados pelo Ministério da Saúde, colocam o Acre como uma das localidades prioritárias para receber suporte técnico na reorganização do combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika.

>> Clique aqui e receba notícias diariamente em seu celular.

O Ministério da Saúde informou que vai enviar equipes técnicas para quatro estados brasileiros, incluindo o Acre, para apoiar ações de controle de arboviroses, como a dengue. Em Rio Branco, a visita está programada para esta segunda-feira, 13, com o objetivo de fortalecer a vigilância epidemiológica, a assistência à população e a organização dos serviços de saúde.

Além do Acre, os estados do Espírito Santo, São Paulo e Paraná também integram a lista de destinos da força-tarefa federal, que busca antecipar ações de prevenção e mitigar o avanço da doença, especialmente com a chegada do período sazonal de maior incidência.

Medidas intensificadas no estado

Durante a visita, as equipes do Ministério da Saúde irão orientar gestores locais sobre estratégias de mobilização social e educação em saúde, com foco na eliminação de criadouros do mosquito.

Conforme o Ministério, a ação integra o plano nacional de contingência lançado no último dia 9 de janeiro, em Brasília, pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, que anunciou também a criação do Centro de Operações de Emergência (COE) para monitorar a situação epidemiológica em todo o país.