O prefeito Tião Bocalom (PL) foi empossado nesta quarta-feira, 1º, para seu segundo mandato à frente do município de Rio Branco (2025/2028). A cerimônia aconteceu no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), localizado na Estrada Dias Martins, e também marcou a posse de seu vice-prefeito, Alysson Bestene (PP).
Em seu discurso, antes do juramento de posse, o prefeito Tião Bocalom, que assumiu o cargo pela quinta vez utilizando o mesmo paletó, destacou que sua segunda gestão será marcada pela dedicação e empenho na entrega de resultados à população. “Cuidando bem das pessoas, da cidade e do campo, para torná-los mais fortes e promover o desenvolvimento. A cidade tem muitos desafios, já alcançamos avanços, mas ainda há muito a ser feito, e vamos executar nossas obras”, afirmou.
O prefeito também destacou a importância do apoio do governo estadual para enfrentar os desafios da gestão. “Temos desafios muito grandes pela frente. A questão da água é um dos principais problemas”, explicou.
Ao ser questionado sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Bocalom garantiu que não interferiu diretamente no processo, ressaltando que a escolha do vereador Joabe Lira como presidente foi decidida pelos partidos. “Eu apenas manifestei meu desejo de que o Joabe fosse o presidente da Câmara. Tudo foi acertado e combinado entre os partidos”, ressaltou.
Já o vice-prefeito Alysson Bestene (PP) afirmou que a expectativa é realizar um trabalho comprometido com a sociedade. “Primeiramente, é uma emoção muito grande para mim, como servidor municipal e ex-vereador de Rio Branco, retornar à prefeitura, agora como vice-prefeito eleito, ao lado do prefeito Tião Bocalom, que é um amigo desde 2012. Sempre sonhamos em conduzir a gestão municipal juntos. A prefeitura já vem demonstrando um trabalho significativo, especialmente em obras que impactam a infraestrutura da cidade, e nosso objetivo é dar continuidade e intensificar essas ações, transformando e modernizando Rio Branco”, disse Bestene.
O vice-prefeito também destacou a parceria com o governo do Estado como essencial para o sucesso da gestão. “Com o apoio do governador Gladson Cameli, que considero um irmão e grande amigo, tenho certeza de que poderemos fazer ainda mais pela população. Nosso foco é aproximar as políticas públicas das pessoas que mais necessitam, trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Estarei sempre ao lado, auxiliando e contribuindo para que essas ações cheguem a quem mais precisa”, concluiu.
Representando a Câmara Federal, o deputado federal Eduardo Veloso (UB) afirmou que a posse representa um momento de esperança para a população de Rio Branco, que busca melhorias na saúde e em outras áreas.
“Quero cumprimentar o nosso prefeito, em nome de quem cumprimento toda a mesa de autoridades, e dizer a todos que estão aqui que este é um momento de esperança e reflexão para a nossa população de Rio Branco. Eles depositaram nos nobres vereadores e vereadoras a expectativa de uma moradia melhor, de uma saúde melhor, de dias melhores em suas vidas. A partir deste momento, é nossa responsabilidade, e eu me incluo como parlamentar, andar, escutar cada um e atender às suas reivindicações”, declarou.
Bocalom conquistou 108.605 votos, equivalente a 54,82% do total na capital acreana, nas eleições de outubro de 2024, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aos 71 anos, Bocalom é viúvo, possui ensino superior completo e declarou patrimônio de R$ 1.055.000 ao TSE. Ele nasceu em 18 de maio de 1953 e possui uma longa trajetória política, que inclui mandatos como vereador em Nova Olímpia (RR) na década de 1980, prefeito de Acrelândia (AC) de 1993 a 1996 e de 2000 a 2008, além de prefeito de Rio Branco entre 2021 e 2024. Já o vice-prefeito, Alysson Bestene (PP), tem 49 anos, é casado, possui ensino superior completo e é servidor público municipal. .
Estiveram presentes na solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Júnior Alberto, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB-AC), Rodrigo Aiache, o deputado federal Ulysses Araújo, além de secretários municipais e outras autoridades.
- Fonte: AC24horas.