Com a retirada do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que agora tem um processo seletivo separado, os cursos mais concorridos na instituição neste ano são Direito e Enfermagem. Os dados são do Ministério da Educação (MEC) e referem-se à terceira parcial da nota de corte divulgada na segunda-feira, 20.
Os estudantes do Acre que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) visando ingressar no curso de Direito da Ufac, em ampla concorrência, precisam alcançar uma nota mínima de 691,29, segundo a última parcial.
Para o curso de Enfermagem, considerado o segundo mais concorrido na Ufac, a nota de corte divulgada na segunda-feira era de 680,34, também em ampla concorrência. No caso do curso de Engenharia Civil, a nota de corte é de 654,47. A próxima nota de corte para os cursos será divulgada na terça-feira, 21.
Sobre o curso de Medicina:
No domingo, 19, a Ufac publicou três vídeos para esclarecer dúvidas sobre o bônus regional e o curso de Medicina da instituição. Os vídeos, gravados pela pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, abordam as principais diferenças entre o novo sistema de seleção da Ufac e o Sisu; como a universidade irá gerenciar o processo de inscrição para Medicina e o suporte para candidatos com dificuldades de acesso ao novo processo.
Por recomendação do MEC, que pediu a retirada do bônus regional de 15% para estudantes formados no Acre, o Conselho Universitário da Ufac decidiu, em dezembro de 2024, retirar o curso de Medicina do Sisu para assegurar a aplicação da política afirmativa. Em fevereiro, a universidade deverá lançar um edital de processo seletivo para ingresso neste curso, utilizando a nota do Enem.