A nova gestão da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul tomou posse na noite da última sexta-feira, 10, na sede da instituição. Albi Bandeira assume a presidência, com Núcia Melo como vice-presidente. Ambos comandarão a entidade pelos próximos dois anos.
Atualmente, a cidade conta com cerca de 5 mil comerciantes, mas a Associação Comercial, que tem mais de um século de história, possui apenas 120 sócios, o que é visto como um número baixo pelo novo presidente. Albi Bandeira pretende expandir a base de associados, incluindo também os microempresários.
“A perspectiva é aumentar a quantidade de sócios aqui na nossa entidade. Nós vamos fazer a junção do microempresário junto com os empresários de médio e grande porte. Então nós vamos fazer uma junção porque hoje o microempresário também tem uma grande participação na nossa cidade de crescimento, de atividades e também de emprego e renda. Então a intenção da associação é unir todos para fortalecer a entidade e correr atrás de investimentos para a nossa região. Realmente o número de CNPJ na nossa região é imenso para apenas 120 associados, então a nossa intenção, nesse biênio, é conseguir pelo menos dobrar a quantidade de associados aqui na nossa entidade. Também vamos defender aquilo que mais tem nos causado problemas, que é a questão tributária, a questão de impostos, que tem sido muito pesado para toda a nossa entidade”, explicou ele.
Já, a vice-presidente, Núcia Melo, que já ocupou o cargo de vice na gestão de Assen Cameli, reforça o foco no crescimento da Associação. “Nosso objetivo é seguir com o trabalho e aumentar o número de sócios, para fortalecer ainda mais nossa entidade. Fizemos uma grande campanha pela BR-364 e, com isso, os empresários começaram a perceber a importância da nossa luta. Também temos constantemente a questão dos impostos como uma das nossas principais bandeiras”, disse ela.
Durante o evento, Luiz Cunha, ex-presidente da Associação, que esteve à frente da entidade por cinco anos, lembrou que o início de sua gestão, pós-pandemia, foi marcado por desafios. A recuperação econômica e as incertezas foram obstáculos significativos para o setor empresarial, mas ele acredita que a nova liderança terá a capacidade de superar essas dificuldades.
“A Associação Comercial viveu toda essa movimentação. E, graças a Deus, aqui nós tivemos um período também muito produtivo e ativo aqui na nossa associação. Nós conseguimos dar um protagonismo para a associação nesses últimos tempos, de forma que ela se tornou mais ativa, mais participativa na vida social e econômica da nossa região e o desafio de nos mantermos. A gente termina esse mandato com o sentimento de dever cumprido, eu acho que conseguimos fazer bastante coisas aqui à frente da associação, no sentido de torná-la mais independente, mais autônoma, estruturada financeiramente também. Muitas vezes o empresário pergunta, mas qual a vantagem de eu me associar? A vantagem, quando nós todos estamos juntos, é que a gente multiplica a nossa força. A gente multiplica a nossa capacidade de interação, de ação aqui para colaborar com a solução dos grandes desafios que a gente tem aqui”, destacou o ex-presidente.
Por fim, o empresário Júnior Melo, que foi candidato em outra chapa, acredita no sucesso da nova gestão e na capacidade de Albi e Núcia em conduzir bem os trabalhos da Associação Comercial.
“A gente acredita que o Jairo vai unificar os empresários que estão muito dispersos. E a gente acredita que com isso a gente vai conseguir empoderar a nossa associação comercial frente aos órgãos públicos e teremos mais facilidades para resolver as nossas questões comerciais, proteger e brigar pelos nossos interesses comerciais frente à prefeitura, Estado e órgãos Federais e tudo mais”, concluiu.