Mais de 3 mil casos de tuberculose foram registrados no Acre entre os anos de 2019 e 2023. Os dados são do Departamento de Informática do SUS (Datasus) e foram divulgados nesta terça-feira, 14, pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre).
Conforme o levantamento, Rio Branco concentrou 73,2% dessas notificações. A doença tem afetado principalmente homens, entre 20 e 39 anos, que representam 71% dos casos registrados no período.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Embora afete principalmente os pulmões, pode atingir outras partes do corpo. A transmissão ocorre pelo ar, por meio de partículas expelidas por pessoas infectadas ao tossir, falar ou espirrar.
A doença, embora curável, exige um tratamento longo e contínuo. A interrupção do tratamento pode levar ao aumento da resistência bacteriana e dificultar o controle da enfermidade.
Apesar de afetar principalmente adultos jovens, a tuberculose também tem atingido crianças e adolescentes. “Vemos casos em crianças de 8, 9 anos, adolescentes de 16, 17 anos, além de adultos jovens. Então, está bem homogêneo”, destaca Janaina, que também ressalta a importância de intensificar o diagnóstico e controle nos grupos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua e as privadas de liberdade.
Fonte: A Gazeta do Acre.