23 C
Juruá
quinta-feira, janeiro 9, 2025

636 casos de violência doméstica foram registrados em 2024 no Juruá

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Em 2024, o Vale do Juruá apresentou uma queda nos casos de homicídios, mas enfrentou um aumento nas tentativas desse tipo de crime. Os dados são do Relatório do Resultado Operacional de 2024 do 6° Batalhão da Polícia Militar, obtido pelo ac24horas.

O número de furtos e roubos também diminuiu significativamente, embora a violência doméstica tenha se mantido em níveis elevados. Além disso, mais de 500 quilos de drogas foram apreendidos na região.

“As reduções destes crimes são os resultados das inúmeras operações policiais realizadas ao longo de todo o ano de 2024, combatendo e inibindo todo tipo de criminalidade nas diversas localidades do Vale do Juruá, tanto na zona urbana como na zona rural”, destacou o subcomandante da PM de Cruzeiro do Sul, capitão Robson Belo.

Durante o ano, 14 homicídios foram registrados, o que representa uma redução em comparação aos anos anteriores, de acordo com a PM. Por outro lado, as tentativas de homicídio aumentaram levemente, somando 33 ocorrências, contra 32 em 2023.

Em relação aos furtos, o número caiu 32,7% em comparação ao ano anterior, com 191 registros em 2024 contra 284 em 2023. Já os roubos apresentaram uma redução ainda mais expressiva, caindo 54,3%, com 112 ocorrências em 2024, o menor índice dos últimos anos.

O capitão Robson Belo, subcomandante da PM de Cruzeiro do Sul, explicou que essa queda se deve às diversas operações policiais realizadas ao longo do ano, tanto nas zonas urbanas quanto rurais, que combateram a criminalidade na região.

Apesar dessas quedas nos índices de crimes como furtos e roubos, a violência doméstica se manteve um grande desafio. Foram atendidas 636 ocorrências de violência contra a mulher em 2024, um número ainda elevado, embora tenha representado uma redução em relação aos 789 casos registrados entre 2020 e 2023.

Para 2025, a PM pretende implementar novas estratégias de combate à violência doméstica, com destaque para o trabalho da Patrulha Maria da Penha, que conta com uma rede de apoio dedicada ao público feminino.

No combate ao tráfico de entorpecentes, a Polícia Militar teve uma atuação destacada, com 111 ocorrências registradas e a apreensão de 561,14 quilos de drogas, sendo a cocaína a substância mais apreendida, representando mais de 50% do total.

O capitão Belo atribui esses números ao trabalho diário das companhias e às operações integradas com outras forças de segurança, especialmente a Companhia de Policiamento Especializado (CPE), que atua nas áreas urbanas, rurais e fluviais.

Além disso, 41 armas de fogo foram apreendidas e 35 veículos roubados foram recuperados ao longo do ano. Também foram conduzidos à delegacia mais de 950 adultos e 56 adolescentes, além de 120 mandados de prisão cumpridos.

- Publicidade -
Copiar