COTIDIANO

TRE do Acre é o primeiro do país a alinhar ferramenta de Business Intelligence às metas do Prêmio CNJ

O TRE-AC encerra 2024 como o primeiro tribunal no Brasil a atualizar sua ferramenta de Business Intelligence (BI) em conformidade com a Portaria do Prêmio CNJ 2025, reafirmando seu compromisso com a transparência, a inovação e a eficiência administrativa.

Desde março de 2024, o TRE-AC trabalha com painéis de BI que consolidam dados estratégicos em uma interface moderna e intuitiva. O sistema, baseado na Resolução 333/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), possibilita que dados complexos sejam transformados em informações acessíveis, apoiando a alta gestão na tomada de decisão.

“Os painéis de Business Intelligence oferecem uma visão panorâmica e detalhada das informações essenciais para a gestão. Mais do que processamento de dados, é a possibilidade de ter o diagnóstico geral da instituição e impulsionar decisões estratégicas”, explica José Carlos da Silva, especialista e idealizador desse modelo de painel na Justiça Eleitoral, que liderou o projeto no Acre.

A atualização dos painéis de BI reflete o esforço do Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, que tem direcionado especial atenção a essa área, reconhecendo a importância de ferramentas tecnológicas para a gestão estratégica e compartilhamento de resultados.

“Estamos na linha de frente da transformação digital no Judiciário brasileiro. O alinhamento às metas do Prêmio CNJ 2025 reflete nosso compromisso com uma gestão pública transparente e eficiente. Essa ferramenta também potencializa o trabalho de nossas equipes, permitindo decisões mais assertivas e compartilhamento de análises estratégicas”, afirmou o Desembargador.

A possibilidade de personalizar as visualizações permite que gestores identifiquem rapidamente tendências e desafios, respondendo de forma proativa às demandas. Além disso, o compartilhamento de análises entre diferentes setores otimiza a cooperação interna e aumenta a eficiência administrativa.

“Com o BI atualizado, o TRE-AC está preparado para responder de forma ágil às novas demandas do CNJ e da sociedade. É um modelo que não só atende ao presente, mas antecipa o futuro da gestão pública”, avaliou o Presidente do TRE-AC.

Fonte: Assessoria TRE-AC