27.1 C
Juruá
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Segurança Pública realiza curso sobre a política de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Juruá

Por Mariana Moreira.

- Publicidade -

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realiza um curso para o fortalecimento da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Cruzeiro do Sul. A capacitação teve início nesta quarta-feira, 11.

O curso é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) para o fortalecimento da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Cruzeiro do Sul. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Com dois dias de duração, o curso tem o objetivo de capacitar os participantes em temas essenciais para o combate ao tráfico de pessoas, com ênfase na identificação de vítimas, protocolos de atendimento e integração com redes de apoio social e segurança internacional.

A capacitação é destinada a agentes de segurança e sociedade civil, e já foi realizada em Rio Branco, Plácido de Castro, Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus.

A diretora de Políticas Públicas de Segurança, Justiça e Integração Social, em exercício, Hany Cruz de Armas, destaca a importância da capacitação. “O estado do Acre tem 9 municípios fronteiriços e essa capacitação é fundamental, não só para os operadores de segurança, como para a comunidade, para identificação de possíveis crimes”, disse.

Hany Cruz de Armas, diretora de Políticas Públicas de Segurança, Justiça e Integração Social destaca a importância da capacitação. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Durante a capacitação, os alunos terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos, discutir práticas efetivas e, principalmente, reafirmar o compromisso com a prevenção e assistência às vítimas e o combate às redes criminosas.

Lucas Guimarães, coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Essa capacitação é fruto do convênio do Ministério da Justiça com o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e a importância da participação da Segurança Pública se dá por ser um dos primeiros pontos de acolhimento e atendimento dessas vítimas, e a colaboração da sociedade civil é importante porque ela ajuda a identificar esses casos de tráfico de pessoas que, infelizmente, são muito desconhecidos”, destacou Lucas Guimarães, coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

- Publicidade -
Copiar