Destaque 2

Seguindo a tradição, PM de Cruzeiro do Sul deflagra a operação “Papai Noel”, em Cruzeiro do Sul

A Polícia Militar de Cruzeiro do Sul iniciou nesta terça-feira, 3 de dezembro, a “Operação Papai Noel”, com o objetivo de proporcionar maior segurança à população durante o período natalino, quando há um aumento significativo na circulação de dinheiro na cidade.

Segundo informações do capitão Robson Belo, subcomandante do 6º Batalhão, o efetivo policial será ampliado em 50%, com um foco especial na área comercial, que costuma ser mais vulnerável a crimes contra o patrimônio. “Nós aumentamos a carga horária para aumentar o número de policiais em torno de 50%. Vai ser um momento de maior trabalho, mas também um momento de maior satisfação se nós conseguirmos, de fato, trazer um impacto positivo para a sociedade quanto a esses crimes patrimoniais, principalmente. E o reforço policial é justamente para atender melhor essa necessidade da população”, destaca.

Ele afirma que a estratégia tem mostrado resultados positivos na redução de crimes e que, além do aumento do número de policiais, também será ampliada a carga horária, o que contribuirá para a intensificação do patrulhamento. Além disso, o capitão também destacou a importância da colaboração da comunidade para o sucesso da operação.

“Por isso que a gente busca atuar sempre de forma preventiva e ostensiva. A população que observar um crime, observar suspeitos, que puder tirar ali uma foto ou pegar suas imagens de segurança e nos mostrar para que facilite a disseminação entre os policiais para que a gente venha encontrar esses suspeitos. Isso é muito importante. Tanto a ligação quanto ficar atento no local onde estiver. Com essa parceria a gente espera reduzir esses crimes agora nesse final de ano e ter um Natal mais seguro para toda a população”, explica o oficial.

Além da área comercial, a Polícia Militar também concentrará esforços em outras frentes, como crimes ambientais e de trânsito. Serão implementados mais pontos de fiscalização na cidade, com o objetivo de prevenir crimes e retirar armas de circulação antes que sejam usadas. “A Polícia Militar estará reforçando o policiamento também de trânsito, o policiamento ambiental e todos os nossos serviços serão reforçados. Vocês vão ver um número maior de pontos de bloqueio para que a polícia consiga fazer essa fiscalização, para retirar a arma de circulação antes mesmo que ocorra esse crime”, anunciou.

Neste ano, a “Operação Papai Noel” está dividida em três fases, conforme detalhou o capitão Robson Belo. A primeira fase envolve o planejamento e análise das áreas com maior incidência de crimes, enquanto a segunda fase traz o reforço de 50% no policiamento. Na terceira fase, prevista para o dia 15 de dezembro, o policiamento será ampliado em até 80% e permanecerá intensificado até a virada do ano.