Dados divulgados nesta segunda-feira, 23, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), colocou Rio Branco, capital do Acre, na 25ª posição, no quesito dinamismo econômico e o grau de inovação nas capitais brasileiras. O levantamento considera aspectos fundamentais para medir a capacidade das economias municipais de promover crescimento sustentável e adaptabilidade frente a desafios.
No pilar de inovação, foram analisados indicadores como o financiamento à pesquisa e desenvolvimento científico e a geração de empregos em empresas inovadoras, com destaque para o setor criativo. A literatura acadêmica aponta a inovação como um fator crucial para o crescimento econômico a longo prazo, ao possibilitar ganhos de produtividade e a oferta de novos e melhores produtos e serviços sem que os custos de produção aumentem na mesma proporção.
Além disso, o dinamismo econômico de Rio Branco foi medido por fatores como renda do trabalho, que funciona como um indicador indireto de produtividade, acesso ao crédito, tamanho da economia municipal e sua complexidade. Esses fatores abrem espaço para investimentos privados, ampliam o mercado consumidor, fomentam o empreendedorismo e estimulam o surgimento de novas empresas.
A estrutura produtiva de Rio Branco também foi avaliada pela capacidade de produzir bens de alto valor agregado e pela flexibilidade de sua economia em responder a choques externos.
- Fonte: AC24horas