Após o anúncio do governo sobre o cancelamento das provas objetivas e discursivas do concurso da educação, realizadas no último domingo, 1º, ainda não há uma data definida para a reaplicação das provas.
Conforme declarado pelo secretário de educação Aberson Carvalho, já existe um consenso de que as provas só devem ser realizadas após o carnaval de 2025, possivelmente no mês de março. Esse período é necessário para que a banca organizadora do certame publique um novo edital com o cronograma atualizado.
“Estamos aguardando divulgar um novo cronograma com as datas. O fato de muita gente questionar o motivo de não ter troca na organização é simples, precisamos respeitar um contrato estabelecido. Para garantir a isonomia e a transparência necessária, decidimos cancelar as provas”, explicou.
Ele também comentou sobre o número de inscritos no concurso, que conta com 46 mil participantes. Para contextualizar, o secretário mencionou que o Enem teve apenas 16 mil inscritos. Por isso, é fundamental elaborar um novo cronograma com calma, levando em consideração o grande número de candidatos, muitos dos quais são de outros estados.
Aberson informou ainda que 159 escolas foram utilizadas como locais de prova no último domingo em todo o Estado. Em cada uma dessas escolas, entre 8 e 10 salas de aula serviram para a aplicação das provas. Quanto à banca contratada, o secretário reforçou que, apesar dos imprevistos, é preciso respeitar o contrato com a organizadora do concurso.