Destaque 2

No Juruá, prefeitos e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral

Na noite de terça-feira, 10, o Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul, recebeu a diplomação dos 66 vereadores, prefeitos e vices eleitos nas cinco cidades do Vale do Juruá.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, incluindo o governador Gladson Cameli, a vice-governadora Mailza Assis, os deputados federais Zezinho Barbary e Socorro Neri, o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, o promotor André Pinho e a presidente da Subseção da OAB, Ocilene Alencar.

A entrega dos certificados eleitorais ficou sob responsabilidade da juíza Rosilene de Santana Souza, titular da 4ª Zona Eleitoral. Os documentos entregues habilitam os eleitos a tomar posse de seus mandatos em 1º de janeiro de 2025.

O evento, que atraiu grande público, foi marcado pela emoção dos eleitos, que foram chamados ao palco um a um para receber suas credenciais. Durante a cerimônia, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, discursou em nome dos gestores eleitos e expressou gratidão à justiça eleitoral pela condução do pleito.

Ele reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da cidade e da região, destacando que, embora respeite a gestão anterior, seu foco será iniciar uma nova administração. “Reafirmo meu novo compromissos de governar pra todos. Que cada jovem, cada pai e mãe de família saiba que estamos aqui para levar Cruzeiro do Sul ao pleno desenvolvimento. Respeito e união serão nossa base e nos próximos 4 anos vamos ampliar investimentos e as oportunidades para a população. Não faremos a continuidade da gestão e sim uma nova administração. E aqui todos nós eleitos estamos comprometidos com o desenvolvimento de toda a região do Vale do Juruá”, mencionou o prefeito reeleito.

Entre os diplomados estavam Zequinha Lima e sua vice, Delcimar Leite, além dos vereadores de Cruzeiro do Sul: Tiago da Silva Araujo, Osmar de Almeida Farias, José Anderson da Silva Oliveira, Josafa Vale da Silva, Valeria de Oliveira Lima, Elter de Queiroz Nóbrega, João Keleu de Souza Fernandes, José Roberto da Silva Vilanova, Franciney Freitas de Souza, Romulo Barros da Silva, Liberman Farias da Costa, Manelisse Coelho Moura do Nascimento, Cristiano Freire Rodrigues e Antonio Cosmo Braga da Costa.

Zé Luís, eleito prefeito de Mâncio Lima, também expressou seu compromisso com o município, destacando que a transição com a atual administração está avançada. “Nossa transição está muito bem encaminhada com o atual prefeito, que tem sido um grande parceiro”, afirmou Zé Luís, que recebeu seu diploma junto com o vice, Andisson Silva de Lima, e os vereadores: Alana Silva de Souza, Alice Rocha de Souza, Amozildo Gonçalves da Silva Maia, Evandro da Silva Nascimento, Jean de Almeida Figueiredo, Joel Ferreira de Lima Puyanawa, José de Souza Menezes, Maria Jaluza Silva Lima, Roneilson Oliveira Pinheiro, Rusie Paula Costa Lima Silva e Vladimir Vasconcelos da Costa.

O prefeito César Andrade, reeleito para o cargo em Porto Walter, também foi diplomado junto com o vice Guarsônio Melo e os vereadores: Racildo de Menezes Cameli, Radi Teles Cameli, Aucielio Lima da Silva, Cleide Silva da Mota, Clerton Corrêa de Abreu, José Beliarte Souza Correia, José Francisco Dias de Oliveira, Robson Rodrigues de Oliveira Lima, e Rosildo Cassiano Corrêa. “Agradeço a todos que confiaram no nosso trabalho. Vamos dar continuidade a tudo o que foi feito e trabalhar ainda mais pelo nosso município”, afirmou César, referindo-se ao apoio de 63% do eleitorado.

A vereadora de Porto Walter, Cleide Silva, falou em nome dos 56 parlamentares eleitos e destacou a importância de uma política inclusiva. “Vamos começar mais uma jornada desafiadora e nosso compromisso é atuar em nome dos que votaram e não votaram em nós. Política é instrumento de transformação social e é isso que queremos para nosso município e nossa população. Faremos política inclusiva onde o povo será o maior beneficiado”, enfatizou a vereadora.

Salatiel Pinheiro Magalhães, prefeito eleito de Rodrigues Alves, também expressou seu compromisso com o progresso do município, ressaltando que ele e seu vice, Antônio Leandro de Almeida Neto, estão preparados para dar continuidade ao bom trabalho nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e economia. Os vereadores diplomados de Rodrigues Alves foram: Alcimar Barbosa da Silva, Anagildo Lima Câmara, Elilson Teles dos Santos, Ernizia da Conceição Araujo, Francisco Fernandes de Sena, José Francisco da Silva, Magila da Silva Damasio, Marcelo Bezerra da Silva, Orlinete Nascimento Vieira, Paula Suzane Paixão Oliveira, e Raiden da Silva Alves.

A juíza Rosilene de Santana Souza, em seu discurso, lembrou que a justiça eleitoral cumpriu sua parte no processo e que agora os eleitos têm a missão de honrar os votos recebidos com ações concretas. “Nós da justiça eleitoral cumprimos nossa parte e agora é a vez de vocês. O cargo é a oportunidade de fazer a diferença para a população de cada município. Governem e legislem para o povo para que cada voto seja honrado”, destacou a magistrada.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem ao indígena Joel Puyanawa, de Mâncio Lima, que recebeu seu sexto diploma da Justiça Eleitoral. “Isso me honra, é uma grande responsabilidade. Agradeço a todos que confiaram em mim mais uma vez”, disse Joel, que estava com seu cocar de cacique. Outra cena emocionante foi a do prefeito eleito de Mâncio Lima, que, com lágrimas nos olhos, dedicou seu diploma à sua mãe, Dona Anunciada, que estava na plateia. “Esse diploma é para você, mãe!”, gritou emocionado do palco.

Ao final do evento, o governador Gladson Cameli também se pronunciou, desejando sabedoria e sucesso aos eleitos. Cameli ressaltou a importância do diálogo entre os poderes, destacando que o executivo precisa do apoio do legislativo para governar de forma eficaz.

“O diálogo entre os poderes é fundamental porque o executivo precisa da chancela do legislativo. É preciso trabalhar muito porque o tempo passa muito rápido. Estou à disposição dos prefeitos e vamos otimizar as equipes. Dia 19 estaremos juntos já para traçar planos para 2025 para os municípios. Parabenizo aos órgãos envolvidos nas eleições no nome da juíza Rosilene de Santana Souza, que tão bem conduziu essa eleição” disse o governador.