O mercado voltou a subir as expectativas para juros, inflação e dólar no próximo ano, conforme boletim Focus publicado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (2).
Foi a primeira publicação das previsões dos analistas após a apresentação e detalhamento do pacote fiscal e reforma do Imposto de Renda, pelo governo federal, na semana passada.
As estimativas para a taxa básica de juros em 2025 foram a 12,63%, ante 12,25% na semana passada. Foi a terceira edição seguida de alta da Selic para o próximo ano.
Já para 2024, a previsão se manteve em 11,75%. Os juros estão atualmente em 11,25% ao ano.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC se reúne pela últimas vez neste ano entre os dias 10 e 11 de dezembro. A expectativa do mercado é que o encontro encerre com nova alta de 0,5 ponto.
Inflação
As previsões para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indicador oficial da inflação brasileira – também foram revistas. Agora, o mercado prevê alta de 4,4% nos preços de 2025, contra 4,34% na edição da semana passada.
Foi a sétima edição seguida do Focus com alta do IPCA para o próximo ano.
Para 2024, as estimativas subiram a 4,71%, ante 4,63% na edição anterior.
As análises mostram o IPCA se aproximando do teto da meta em 2025, e confirmam as previsões do mercado de estouro do limite máximo neste ano.
O BC persegue a meta de inflação de 3% neste ano e nos próximos, com tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo.
Dólar
O preço do dólar também foi revisto para cima no ano que vem, passando a R$ 5,60. Na semana passada, a previsão estava em R$ 5,55.