A situação das pontes federais no Brasil, de acordo com um levantamento realizado pela Folha de SP, revelou um dado positivo para o Acre: nenhuma das pontes do estado está classificada como crítica ou ruim.
A análise, que traz dados atualizados até maio de 2023, também mostrou que, em nível nacional, 727 pontes federais estão em condições precárias. Destas, 130 estão em situação crítica e 597 são consideradas ruins, o que representa 12,5% do total de pontes no país.
Diante desse cenário, o Acre tem se destacado em meio a esse cenário alarmante, uma vez que suas pontes permanecem dentro dos padrões adequados, sem apresentar problemas estruturais graves como fissuras, falhas em fundações ou desgaste nos sistemas de drenagem, comuns em outras regiões.
Assim, a manutenção e o monitoramento constante das estruturas no estado são fundamentais para essa condição positiva.
Vale ressaltar que a precariedade das pontes federais foi ainda mais evidenciada pelo recente desabamento de uma ponte que conectava os estados de Tocantins e Maranhão, fato que levantou críticas sobre a fiscalização e a manutenção das infraestruturas no Brasil.
Em resposta a esses problemas, o Ministério dos Transportes anunciou que intensificará a investigação sobre responsabilidades e tomará medidas para melhorar a infraestrutura nacional de transportes.