COTIDIANO

Início de operação de linhão em Cruzeiro do Sul e Feijó promete reduzir custos com eletricidade

Os municípios acreanos de Feijó e Cruzeiro do Sul estão, agora, conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica. A Linha de Transmissão (LT) que liga Rio Branco às duas cidades foi ativada nesta segunda-feira, 16, e promete reduzir os gastos dos moradores dessas regiões com eletricidade.

A Linha de Transmissão é parte do programa Energias da Amazônia, do Ministério de Minas e Energia (MME), e tem como meta diminuir, na Amazônia, a dependência de óleo diesel poluente para a geração de eletricidade.

Testes foram realizados na Linha de Transmissão nos últimos dias para avaliar o funcionamento da rede. O ministro de Minhas e Energia, Alexandre Silveira, comentou a ativação do linhão.

“Este é um exemplo claro de como o trabalho integrado e o alinhamento de objetivos podem trazer resultados positivos para a população. A liberação desta linha de transmissão é uma vitória para o Acre e para todas as brasileiras e brasileiros, que passam a ter um custo a menos com a medida”, afirmou.

Segundo a pasta, atualmente, cerca de 6 milhões de litros de óleo diesel são queimados anualmente em Cruzeiro do Sul para atender a demanda energética da população.

“Essa dependência do diesel gera um alto custo financeiro e ambiental, com despesas estimadas em R$ 240 milhões por ano. Além disso, o uso de combustíveis fósseis em geradores contribui para a emissão de gases poluentes e para o impacto ambiental na região”, informou o ministério.

  • Fonte: A Gazeta do Acre.