Na semana passada, o vereador Chagas Batista, eleito no município de Tarauacá pelo PCdoB, denunciou que máquinas do Deracre, cedidas à prefeitura, estavam sendo utilizadas em uma área particular pertencente ao ex-deputado federal Jesus Sérgio, marido da atual prefeita Maria Lucineia. Chagas registrou vídeos e fotos do suposto trabalho na área e encaminhou as evidências ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), solicitando providências.
Após a denúncia, foi informado ao ac24horas que as máquinas foram retiradas do local. Procurado pela reportagem, o Deracre confirmou que as máquinas foram levadas para o galpão da autarquia, localizado na região do aeroporto da cidade, mas não quis comentar os motivos da retirada.
A prefeitura também confirmou a retirada das máquinas. Segundo Antônio Rosenir Silva, secretário de Obras de Tarauacá, a devolução do maquinário já estava prevista. “A questão da devolução das máquinas não tem nada com a denúncia. Já havia um acordo da prefeita com o Deracre para que as máquinas fossem devolvidas no final do exercício para que o novo prefeito possa requerer”, explicou.
A denúncia de Chagas Batista e a subsequente retirada das máquinas levantaram questionamentos sobre o uso de recursos públicos em áreas particulares, destacando a necessidade de transparência e fiscalização na gestão municipal.